Close

Índicos indícios: Meridião: estórias

Livro

Autor: Coelho, João Paulo Borges

Local de Edição: Lisboa

Número e Volume: vol. II

Editor: Caminho

Produção: 2005

Páginas: 177

Género:

Territórios:

Palavras-chave: Contos, Literatura Moçambicana, Oceano Índico

Descrição:

“O Oceano Índico representado nos contos – que se localizam em diferentes ilhas, como Ibo, Santa Carolina, Ilha de Moçambique, Xefina, baías e cidades portuárias – apresenta-se como um reservatório secreto de uma memória simultaneamente cultural e histórica. Assim o demonstram as duas narrativas escolhidas para este artigo, “Ibo azul” e “A força do mar de Agosto”, que apresentam o Índico como lugar de criação do mundo e topografia da memória” (Leite, Ana Mafalda, Remate de Males, p. 68)

Bibliografia (selecção)

Can, Nazir, “A Ilha de Moçambique na ficção de João Paulo Borges Coelho: tensões islâmicas, um pano encantado e os índicos indícios”, Todas as Musas, ano 8, n. 1, Jul-Dez 2016, 1-12.

Falconi, Jessica. “Leituras ecocríticas de João Paulo Borges Coelho”, Revista Mulemba, v. 10, n.18, 2018, p.

Gould, Isabel A. Ferreira, Leonor Simas-Almeida, Nazir Ahmed Can, Sandra Sousa, e Sheila Khan (org.), Visitas a João Paulo Borges Coelho: Leituras, Diálogos e Futuros. Lisboa: Edições Colibri, 2017.

Leite, Ana Mafalda, “Narrativas do Índico na escrita de JPBC – uma geografia transnacional” Remate de Males. Dossiê: Espaços transnacionais: narrativas do Oceano Índico (Universidade de Campinas), v. 38, n. 1, 2018, p. 63-74.