Descrição:
“De Lisboa a Goa pelo Mediterrâneo, Egypto, e Mar-Vermelho é um relato da viagem que Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara fez da Europa à Índia em 1855, passando por vários países, cidades e localidades: Lisboa, Gibraltar, Malta, Alexandria, Cairo, Suez, Aden, Bombain, ilha do Elefante, Goa. O autor não teve a intenção de relatar coisas novas de uma viagem que muitos já fizeram, mas poucos descreveram. Esta obra é uma espécie de carta circular dirigida aos amigos para lhes notificar a chegada de Cunha Rivara à Índia. Aqui o autor vai relatando as peripécias, descrevendo os locais de paragem, e salientando acontecimentos e objectos que lhe despertaram mais a atenção.” (Biblioteca Digital do Alentejo. http://www.bdalentejo.net/bdaobra/bdadigital/Obra.aspx?ID=383#)
A obra está disponível em versão digital no website da Biblioteca Digital do Alentejo (link)
Obras do autor (selecção)
Archivo Portuguez Oriental, New Delhi : Asian Educational Services, 1992, Edição facsimilada de Nova Goa : Imprensa Nacional, 1857-1877.
Brados a favor das comunidades das aldeias do Estado da India, Nova Goa : Imprensa Nacional, 1870, 102 p.
Ensaio historico da lingua concan, Nova Goa : Imp. Nacional, 1858.
Viagem de Francisco Pyrard de Laval: contendo a noticia de sua navegação às Indias Orientais. Nova Goa: Imp. Nacional, 1858.
Memorias sobre as possessöes portuguezas na Asia / escriptas no anno de 1823 por Gonçalo de Magalhäes Teixeira Pinto; e agora publicadas com breves notas e additamentos de Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara. Nova-Goa: Imprensa Nacional, 1859, 194 p.
Sobre Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara:
Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara, 1809-1879. [Org.] Biblioteca Nacional de Portugal; coord., pesquisa e sel. Gina Rafael, Luís Farinha Franco; textos Luís Farinha Franco, Everton V. Machado. Lisboa: BNP, 2009. 74 [2] p. Biblioteca Nacional
|
|