Close

29 Junho, 2018

Dossiê: Espaços transnacionais: narrativas do Oceano Índico

É com grande satisfação que temos o prazer de anunciar que se encontra disponível online o Dossiê: Espaços transnacionais: narrativas do Oceano Índico da Revista Remate de Males (Universidade de Campinas), vol. 38, n. 1, do primeiro semestre de 2018, organizado por Ana Mafalda Leite, Investigadora Responsável do Projecto NILUS, e por Elena Brugioni e Jessica Falconi, membros do Projecto NILUS, que apresentam o Dossiê com o texto “E então, por que o Índico?”.

Note-se que foi traduzido do inglês o texto de Isabel Hofmeyr, consultora do Projecto NILUS, O Atlântico negro encontra o Oceano Índico: gerando novos paradigmas para um transnacionalismo do Sul Global – Perspectivas Literárias e Culturais. Carmen Lucia Tindó Secco, também consultora do Projecto NILUS, publica o texto O índico – um oceano de multiculturalidades, imaginação literária e insularidades.

Gostaríamos de salientar também a participação de outros membros do projecto com a publicação de textos relacionados com o Oceano Índico:

O “Black Ocean” azul, de Ute Fendler;

Os estudos sobre Goa no âmbito do Oceano Índico, de Joana Passos;

Narrativas do Índico na escrita de JPBC – uma geografia transnacional, de Ana Mafalda Leite;

O ciclo do Grande Hotel da Beira: Os documentários Grande Hotel, de Lotte Stoops; Grande Hotel, de Anabela Saint-Maurice; Hóspedes da Noite, de Licínio Azevedo e Amanhecer a andar, de Sílvia Firmino, de Giulia Spinuzza

O Sudeste Asiático e o Índico: reflexões sobre trânsitos linguísticos e travessias culturais nas tradições orais em Timor-Leste, de Kamila Katarzyna Krakowska Rodrigues (em co-autoria com Aone van Engelenhoven).

Destacamos, por último, a importância da secção dos “Documentos”, organizada por Jessica Falconi, Virgílio de Lemos, poeta do Oceano Índico.

Para mais informações ver o Sumário da revista.