A Ilha das Trevas: Romance
Um dos primeiros títulos do jornalista José Rodrigues dos Santos, jornalista português natural de Moçambique, ambientado em Timor-Leste. [na imagem a mais recente edição do livro pela editora Gradiva, 2013]
Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono
Um dos primeiros títulos do jornalista José Rodrigues dos Santos, jornalista português natural de Moçambique, ambientado em Timor-Leste. [na imagem a mais recente edição do livro pela editora Gradiva, 2013]
Novela de pendor autobiográfico que conta as aventuras de um jovem comunista deportado para Timor-Leste, onde vive um idílio amoroso com a nona Caiúru. (in “Um brevissímo olhar sobre a literatura de Timor”, João Paulo T. Esperança, O que é a lusofonia, Díli, Instituto Camões, 2005)
Livro de poemas que relembram o tempo vivido em Moçambique durante a época colonial.
Imagem retirada da edição digital baseada na 2ª edição de 1898. (Fonte: https://www.kobo.com/pt/pt/ebook/a-descoberta-da-india-contada-por-um-marinheiro) Sinopse: “Bastião Fernandes, um velho marinheiro da carreira da Índia, descreve ao jovem Gaspar Correia (o futuro compilador das “Lendas da Índia”) como participou nos preparativos da viagem e relata os conflitos e perigos que correram ao serviço de Vasco da Gama”
Nos 4 episódios, que resultam de uma co-produção entre a RTP e a Comissão dos Descobrimentos, Miguel Portas percorre as rotas comerciais que conduziam a terras de Tanzânia e Zanzibar, Moçambique, Etiópia, os territórios do Iémen, e a Índia. A Terra dos Três Ouros (Episódio 1 de 4 Duração: 50 min) “Partimos da Ilha de […]
Texto fundamental para compreender e analisar a importância da Ilha de Moçambique na poesia, esta recolha exaustiva de textos e canções oferece um amplo repertório poético que, sob diferentes perspectivas, revela as mais diversas e multifacetadas imagens desse local. Bibliografia (selecção): Angius, Matteo; Zamponi, Mario (org.), Ilha de Moçambique : convergência de povos: incontro di popoli e […]
Baseado na obra Terra sonâmbula (1992), de Mia Couto, esta é a primeira longa-metragem de Teresa Prata, que recebeu, por este filme, numerosos reconhecimentos internacionais. Na narrativa, assim como no filme, emerge o imaginário cultural do Oceano Índico, quer na perspectiva de identificação identitária (“Somos de igual raça, Kindzu, somos índicos” Couto), quer na perspectiva […]