Descrição:
A acção decorre em Goa tocando “numa ferida que o regime tinha em aberto – a perda da Índia”, como escreve no prefácio Luiz Francisco Rebello.
“Sem Flores nem Coroas é uma peça de teatro cuja ação decorre durante a operação militar que pôs fim ao colonialismo português em Goa. O enredo centra-se na reação de diferentes membros de uma
família goesa a esta mudança histórica.” (Passos, J. Literatura Goesa em Português, p. 234)
Edições em português:
Sem Flores nem Coroas: peça em três actos. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Autores-Dom Quixote, [Com estudo cenográfico de João Abel Manta; pref. Luiz Francisco Rebello], 2003, 152 p.
Edições em inglês:
No Flowers, No Wreaths, [trad. por Isabel de Santa Rita Vás.] Goa 1556/Golden Heart Emporium, 2017.
Referências
Rodrigues, Maria Filomena de Brito Gomes. A Literatura de Orlando da Costa – reflexões sobre uma trilogia em tempo de colonialismo. Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares. Lisboa: Universidade Aberta, 2009, p. 73-88. Disponível online no https://repositorioaberto.uab.pt
Passos, Joana, “Orlando da Costa: Roteiro do final de uma época” in Literatura Goesa em Português nos Séculos XIX e XX: Perspectivas pós-coloniais e revisão crítica, V.N. Famalicão: Edições Húmus/Universidade do Minho, 2012, p.229-244 (Disponível online no repositórium.sdum.uminho.pt )