Revista Muelmba nº9 – dezembro 2013
Dialogos entre literatura e cinema/
Oliveira, Alberto Gomes de, Miranda, Maria Geralda de, “O pedagógico em O jardim do outro homem, de Sol de Carvalho”
Martins, Angela Maria Roberti, Cunha, Washington Dener dos Santos, “África em movimento: a história e o cinema africano contemporãneo”
Secco, Lúcia Carmen Tindó, “Phatyma e o sonho de mudar o mundo”
Gonçalves, Guilherme de Sousa Bezerra, “Sobre poesia e cinema: Glória de Sant'anna, Charles Chaplin e uma ponte possível
Lopes, José de Sousa Miguel, “Mia Couto no cinema: alguns apontamentos a partir da obra ficcional Terra Sonãmbula”
Oliveira, Jusciele Conceiçao Almeida de, “A musicalidade africana narra a vida de Vita na comédia-musical Nha Fala, do cieneasta Flora Gomes”
Padilha, Laura Cavalcante, “Pepetela e a sedução da montagem cinematográfica: berves recortes
Mattos, Marcelo Brandão, “Quase lenda: o desvio literário de Pepetela”
Gonçalves, Marta Aparecida Garcia, “A inventividade como necessidade no cinema africano”
Dutra, Robson Lacerda, “Revolução e pós-colonialismo numa cidade ainda vazia”
Journal of African Cinemas, Volume 3, Issue 2
Meleiro, Alessandra, “Luso-African cinema: Nation and cinema”
Gray, Ros, “Cinema on the cultural front:Film-making and the Mozambian revolution”
Loftus, Maria, “Kuxa Kanema: The rise and fall of an experimental documentary series in Mozambique”
Bamba, Mahomed, “In the name of cinema action and Third World: The intervention of foreign film-makers in Mozambican cinema in the 1970s and 1980”
Silva, Antônio Márcio da, “Viewing the Angolan experience of war and peace through the filmic representation of Luanda in Maria João Ganga's Na Cidade Vazia/Hollow City (2004) and Zézé Gamboa's O Herói/The Hero (2004) “
Sabine, Mark, “Rebuilding the Angolan body politics: Global and local projections of identity and protest in O Herói/The Hero (Zézé Gamboa, 2004)”
Ferreira, Carolin Overhoff, “Ambivalent transnationality: Luso-African co-productions after independence (1988-2010)”
Adesokan, Akin, "Flora Gomes, Filmmaker in Search of a Nation" journal Black Camera, link
Almeida, Mário Vaz, "Cultura audiovisual: das origens à sua emergência em Cabo Verde" link
Almeida, Mário Vaz, "O cinema comtemporâneo de Cabo Verde" link
Almeida, Mário Vaz, "O filme Fintar o destino de Fernando Vendrell: a afirmação de uma identidade pós-colonial do homem cabo-verdiano" link
Apa, Livia, "A terceira margem da história. Apontamentos em volta de As duas faces da guerra de Diana Andringa e Flora Gomes" revista Abril link
Bamba, Mahomed, "A recepção dos filmes africanos no Brasil" SOCINE, link
Bamba, Mahomed, "Cinema e recepções transnacionais: estudo das práticas de apropriação simbólica em duas mostras de cinemas africanos no Brasil", VI ENECULT link
Baba, Mahomed, "O parti-pris ideológico e estético de dois brasileiros na formação de um cinema pós-colonial em Moçambique (anos 70-80), revista Interin link
Carelli, Fabiana, “Cantam pretos, dançam brancos: Coreografia da colonização em Nha Fala, de Flora Gomes” revista Literartes link
Fendler, Ute, "Cinema in Mozambique: New Tendencies in a Complex Mediascape" Journal of African Art History and Visual Culture link
França, Alex Santana, “O cinema moçambicano pós-colonial: outros lugares, outros discursos” Revista Crioula link
Krakowska,Kamila, “Mariana e Mwadia: identidades errantes da nação moçambicana” revista Mulemba link
Marquezini, Fabiana Carelli, revista Via Atlântica “Aos cacos: imagens da nação angolana em As aventuras de Ngunga e Na cidade vazia, livro e filme” link
Oliveira, Esmael Alves de, revista Proa "O corpo no cinema moçambicano: análise da experiência HIV/AIDS a partir das obras cinematográficas de Isabel Noronha e Orlando Mesquita" link
Oliveira, Jusciele, “Dilemas da pós-colonialidade nos filmes Olhos azuis de Yonta (1991) e Nha Fala (2002) do cineasta Flora Gomes” link