Culturas africanas e mundialização || Encontro Internacional Áfricas Contemporâneas

Realizado entre os dias 10 a 19 de outubro de 2019, o “Encontro Internacional Áfricas Contemporâneas do Continente às Diásporas: pensar o universal a partir dos arquivos afro-diaspóricos” abrigou um conjunto de produções africanas contemporâneas que se debruçaram a refletir sobre Áfricas no mundo e o mundo visto a partir de Áfricas e tem como público estratégico grupos, coletivos, movimentos, comunidades, organizações, ativistas, artistas, produtoras/produtores e agitadores culturais, pessoas interessadas na temática, estudantes de graduação e de pós-graduação, estudantes de nível médio e técnico, professoras e professores, educadoras e educadores sociais, pesquisadoras e pesquisadores.

O evento partiu de interlocuções entre diferentes instituições brasileiras e o Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa (UL), por meio da Professora Iolanda Évora, Coordenadora do Projeto AFRO-PORT – Afrodescendência em Portugal.

Foi conjuntamente organizado e terá o apoio dos seguintes programas de pós-graduação da USP: Programa de Pós-Graduação em Estudos Brasileiros USP; Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana USP; Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte USP; Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica USP; Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano USP; Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social USP. Tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Contou com o apoio institucional da ASA de Cabo Verde, da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, do Institut Français  Brasil, do Consulado Geral da França em São Paulo e da Embaixada da França no Brasil.

Reproduzimos aqui a Conferência “Culturas africanas e mundialização” que teve como conferencista Bado Ndoye, da Université Cheik Anta Diop, do Dakar, Senegal e debatedor, Alain Pascal Kaly, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Brasil.

Comentários:

O seu endereço de email não será publicado.