Diálogos de Campo: Pesquisa de Campo Participativa em Debate [Inscrições Prorrogadas!!!]

O projeto AFRO-PORT – Afrodescendência em Portugal (FCT, PTDC/SOC-ANT/30651/2017) convida investigadoras e investigadores, com interesse em refletir sobre as suas experiências e práticas de trabalho de campo em pesquisa social, a participar da oficina “Diálogos de campo: Pesquisas de campo participativas em Debate”.

A oficina propõe-se a debater, a partir de questões trazidas pelos participantes sobre a realidade do trabalho de campo, metodologias horizontais – enquanto perspectiva epistemológica – capazes de desafiar a colonialidade das gramáticas e relações de dominação contemporânea, que operam não apenas no plano da produção material, mas marcam subjetividades, colonizam corpos, exploram afetos, ditam modos de significar, julgar e proceder.

A análise crítica das práticas de campo visa questionar metodologias hegemónicas que se pautam muitas vezes pela extração e concentração de recursos e saberes, reproduzindo desigualdades e escamoteando a sua face ideológica por meio de argumentos e rituais diversos que lhes servem como justificativa.

A oficina será presencial e terá a duração de oito horas, intercalando momentos de discussão das experiências/questões trazidas pelas/os investigadoras/es participantes e a exposição de tópicos contemporâneos sobre o tema. Para participar, cada investigador deverá assinalar um tópico metodológico que pretende trazer para o debate a ser apresentado e discutido com as/os demais durante a sessão.

Datas Importantes

Oficina 1 – 08/09/2020
Oficina 2 – 09/09/2020
Envio de Resumos – 10/7 a 10/08 PRORROGADO ATÉ 30/08
Comunicação dos Resultados – 25/08 NOVA DATA 03/09

Local: CEsA | ISEG | Universidade de Lisboa – Rua do Quelhas 6, 1200-781 Lisboa

A atividade é gratuita e confere certificado de participação. Devido às limitações de contato social, em virtude da pandemia da COVID-19, o limite de cada oficina é de 10 participantes.

Dúvidas devem ser encaminhadas para projetoafroport@cesa.iseg.ulisboa.pt

Acesse a chamada completa ou inscreva-se nos links a seguir

O evento observará as medidas de proteção aos participantes, cumprindo todos os procedimentos estabelecidos no Plano de Contingência do Instituto Superior de Economia e Gestão para prevenção de transmissão da infeção humana pelo coronavírus (COVID-19). Para mais informações acesse a íntegra do documento.

Comentários:

O seu endereço de email não será publicado.