Comunicações

Mesas Redondas:

Presentation of the book “Os Peppini” de Flavio Quintale, FLUL, Lisboa.

2010

“Alegorias do Universo Colonial na obra de Luís Bernardo Honwana”, Sorbonne, Paris III, France.

“Questões da Oralidade nas Literaturas Africanas”, École Pratique des Hautes Études, Paris, France.

Curso de Extensão sobre Literatura Moçambicana (20h), Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

“Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Tópicos sobre a ficção contemporânea”, UNISUAM, RJaneiro, Brasil.

“Modalizações épicas e anti-épicas na narrativa angolana”, Universidade Federal Fluminense (Niterói), no Curso de
Pós-Graduação em Estudos Africanos, Brasil.

2008

“A Poesia Africana Pós-Colonial”, Centre Culturel Portugais, Fondation Gulbenkian, Paris, 2008.

2007

“A Formação da Literatura Moçambicana”, Centro de Estudos Sociais- CES , Universidade de Coimbra,2007.

” O Espólio do poeta: Um trabalho em curso”,Ciclo de palestras sobre José Craveirinha, Maputo, Moçambique, 2007.

2006

“Literatura Moçambicana: Novos Percursos”, Università degli Studi di Napoli “L’Orientale”. 2007.

2005

“Literatura Oral e Crítica Literária”, União dos Escritores Angolanos, Luanda, Angola, Fevereiro 2005.

“Heranças e Legados da poesia de José Craveirinha”, University of Manchester, England, Abtil 2005.

“A pedagogia do conto em Luís Bernardo Honwana”, University of Sheffield and University of Nottingham, England, Março 2005.

“Ilha de Moçambique: História e Literatura”, Universitá Napoli “L’Orientale”, Napoli, Itália, Abril 2005.

“Representações da oralidade nos textos literários africanos”, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, Sep.2005.

“Poesia Moçambicana: percursos fundadores de Craveirinha e Knopfli”, Universidade Federal da Bahia, Brasil, Setembro 2005.

“Ficção Moçambicana: Nação e História”, Universidade Federal da Bahia, Brasil, Sep.2005.

2004

“Imagens do Outro nos romances de Lobo Antunes”, Universidade Eduardo Mondlane e Centro Cultural Português de Maputo, Maputo, Moçambique, Setembro 2004.

Apresentação do livro “A Oralidade no Romance Histórico Angolano Moderno” (escritor angolano Alberto Oliveira Pinto), RDP-África, Lisboa, Portugal, Novembro 2004

2003

“Images de la femme, images de l’homme dans les récits de Mia Couto” ,L’EHESS, L’EPHE, Les Universités de Paris III, Paris IV, Paris VIII et Paris X et le Centre Culturel Calouste Gulbenkian, Paris, France, Feb.2003.

2002

Moderação Mesa Redonda “Outras Moradas da Língua Portuguesa”, com a presença dos escritoes Bahassan Adamodjy (Moçambique), Maria Alexandre Dáskalos (Angola), Germano Almeida (Cabo Verde), Jorge Henrique Bastos (Brasil), e Luís Cardoso (Timor), P.E.N. Clube Português, Lisboa, Portugal, Março 2002.

”Literatura Moçambicana: uma História em formação”, Département de Langues et de Littératures Romanes, Faculté des Lettres, Université de Genève, Suisse, Abril 2002

“L’Orient dans la Littérature Mozambicaine“,Bibliothèque de la Cité, Genève, Suisse, Abril 2002

“Des voix et des parcours dans la poésie de femmes en langue portugaise”, Fêtes Consulaires de la cité de Lyon, Lyon, France, Junho 2002

Apresentação do livro “A Morte e a Sorte” (do escritor angolano Fernando Fonseca Santos), XXII Expo Feira do Livro de Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal, Julho 2002.

“A Disciplina de Literaturas Africanas: uma História em curso”, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique,
Agosto 2002

Apresentação do livro “Os Dias em Riste” (do poeta moçambicano Armando Artur), AEMO , Maputo, Moçambique, Agosto 2002

2001

Apresentação do livro “O Último Vôo do Flamingo” (escritor moçambicano Mia Couto), Biblioteca de Aveiro, Aveiro, Portugal, Abril 2001

Apresentação do livro “As Mãos dos Pretos”(escritor moçambicano Nelson Saúte), RDP-África, Lisboa, Portugal, Maio 2001

Apresentação do livro “A Cabeça Calva de Deus” (capverdian writer Corsino Fortes), XXI Expo Feira do Livro, Viana do Castelo, Portugal, Julho 2001

“O tema da viagem na obra de Mia Couto”, Centro Cultural Português de Maputo, Maputo, Moçambique, Agosto 2001

“Oralidade na narrativa e na poesia moçambicana”, Uniclássica, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Portugal, Setembro 2001

“José Craveirinha, a fraternidade das palavras”, Festa da Língua Portuguesa, Sintra, Portugal, Novembro 2001.

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.