Simone Amorim
Pesquisadora brasileira, doutora em Políticas Públicas (UERJ), com mestrado em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV- Rio) e MBA em Gestão Internacional de Políticas Culturais (UNESCO, Universitat Girona).
Atualmente, desenvolve investigação pós-doutoral no Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento – CESA / ISEG, Universidade de Lisboa e é investigadora integrada na linha de pesquisa Cidades e Territórios, do Centro de Estudos Sobre Mudança Socioeconômica e do Território – DINÂMIA’CET-IUL, ISCTE.
Possui experiência profissional em gestão e planejamento de políticas culturais no Brasil, tendo atuado em órgãos da administração pública e empresas privadas, tais como Consultora do Ministério da Cultura (Plano Nacional de Cultura), Coordenadora de Política Cultural na Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, onde foi responsável pela criação do Plano Estadual de Cultura do RJ (2015 – 2025), Conselheira de Cultura (Economia da Cultura, 2016-17), no Conselho Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, Gerente de Patrocínios Institucionais da Souza Cruz S/A e Coordenadora de Desenvolvimento do Senai-RJ.
Seu interesse é na pesquisa acadêmica de caráter público, suas pesquisas incidem sobre os temas da Sociologia da cultura, território, interfaces entre arte e política e movimentos sociais. É membro do projeto AFROPORT.