Iolanda Évora
É doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo- USP, investigadora do CEsA/CSG, ISEG, Universidade de Lisboa e Professora do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (DCI) do ISEG. Concluiu o pós-doutoramento sobre a produção de narrativas sobre migrantes e as mobilidades africanas (CAPES/PNPD 2018) no Instituto de Psicologia da USP, Brasil.
Organizou a obra “Diáspora cabo-verdiana. Temas em debate” (Lisboa, CEsA) e é co-organizadora dos livros: "In Progress, Ciências Sociais e Desenvolvimento em África" (Lisboa, CEsA), “Gênero e Migrações Cabo-Verdianas”(Lisboa, ICS), “Trabalho, sociabilidade e geração de rendimento no espaço lusófono” (Lisboa, CEsA) e “As Ciências Sociais em Cabo Verde”. Temáticas, abordagens e perspectivas teóricas” (Praia, UNI-CV, Cabo Verde). Participa na obra Black Studies in Europe:
Questioning the Politics of Knowledge (Chicago: Northwestern University Press), a ser publicada em 2019. Publicou nas obras “Movimentos migratórios e relações rural-urbano: estudos de caso em Moçambique” (2017) e "Os saberes da cura. Antropologia da doença e práticas terapêuticas” (2009). Participa na organização das Conferências PanAfricana de Lisboa. É coordenadora do Projeto AFROPORT
⇤ voltar