Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/854
Título: Os processos de desenvolvimento dos 'velhos' novos países industrializados da Ásia Oriental: lições das estratégia e políticas de desenvolvimento
Autor: Serra, António M. de Almeida
Palavras-chave: Desenvolvimento económico
Política económica
Industrialização
Estratégias de desenvolvimento
Ásia Oriental
Data: 1996
Editora: ISEG - CEsA
Citação: Serra, António M. de Almeida. 1996. "Os processos de desenvolvimento dos 'velhos' novos países industrializados da Ásia Oriental: lições das estratégia e políticas de desenvolvimento". Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA - Documentos de Trabalho nº 42/1996
Relatório da Série N.º: CEsA / Documentos de Trabalho nº 42/ 1996
Resumo: O objectivo do presente texto é apresentar uma reflexão sobre as linhas gerais da evolução do grupo de países da Ásia Oriental comumente designados por Novos Países industrializados e reflectir sobre a eventual aplicabilidade a outros países, nomeadamente da Africa Sub-Saariana, das estratégias outward-looking que prosseguiram de uma forma mais nítida desde os anos 60. Na primeira secção fazemos uma apresentação do que se poderá designar como sendo o “mosaico” geográfico, humano e cultural da região, enquanto que na segunda a nossa atenção se centrara na apresentação dos aspectos fundamentais do processo económico de dois dos "Quatro Dragões" (a Coreia e Taiwan) nos últimos 30-35 anos mas começando por uma síntese do que se passou no período mais recente e que justifica, em boa parte, o interesse que investigadores e práticos do desenvolvimento tem manifestado pela evolução dos países da Ásia Oriental e do Sudeste. Descrita esta evolução,na terceira secção apresentamos as principais características das estratégias de desenvolvimento e das políticas económicas que são responsáveis pelo rápido crescimento económico e pela crescente participação daquelas economias no mercado mundial. Com base na análise levada a cabo na secção anterior, procuraremos retirar algumas lições que, tendo em consideração as diferenças entre as estruturas (ecológicas, económicas, sociais e culturais) da Ásia Oriental e da África Sub-Saariana, possam ser úteis ao esforço de desenvolvimento que esta, passados os momentos mais graves da crise económica que a afecta desde o início dos anos oitenta, terá de levar a cabo para ver melhorar significativa e sustentadamente a situação das suas populações. Neste quadro, será dada especial relevância ao caso de Moçambique. Concluiremos com um breve sumário e com a enumeração de uma síntese das nossas conclusões. No final existe uma bibliografia e um anexo estatístico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/854
Aparece nas colecções:CEsA - Documentos de Trabalho / CEsA - Working Papers
DE - Documentos de trabalho / Working Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
CESA-DT_42-1996.pdf168,1 kBAdobe PDFVer/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.