Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/1183
Título: Integração regional em África e multilateralismo: Integração regional versus GATT?
Autor: Torres, Adelino
Palavras-chave: Países em desenvolvimento
Relações multilaterais
Integração regional
GATT
África
Data: 1993
Editora: ISEG - CEsA
Citação: Torres, Adelino. 1993. "Integração regional em África e multilateralismo: Integração regional versus GATT?". Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA - Documentos de Trabalho nº 26/ 1993
Relatório da Série N.º: Documentos de Trabalho nº 26/1993
Resumo: A integração regional em África e a inserção das economias africanas no espaço global pela via do multilateralismo constituem questões centrais para o continente africano. Porém, o processo de integração regional, iniciado em África há cerca de duas décadas, tem-se mostrado decepcionante apesar de alguns progressos pontuais (modestos) ao nível da CEAO, ao mesmo tempo que a parte das exportações africanas nas exportações mundiais tem vindo a decrescer, com a consequente marginalização do continente na economia internacional. Defendemos, antes de mais, neste texto que o continente africano deverá reforçar a vertente da integração regional, sem nunca perder de vista a sua inclusão nas correntes comerciais da economia mundial. A regionalização aparece desta maneira como um meio transitório, uma fase preparatória durante a qual as economias africanas deverão operar transformações radicais, quer no plano económico quer no plano político. A integração regional é uma condição sine qua non do desenvolvimento africano, mas tudo leva a crer que se trata de uma condição insuficiente a médio e longo prazos. O texto evoca apenas algumas das questões que estão na base dos debates entre o multilateralismo e a integração regional. Para além das dicotomias reais ou aparentes, as eventuais soluções teóricas e práticas apresentam um grau de complementaridade que merece ser aprofundado, não apenas ao nível das medidas técnicas indispensáveis mas sobretudo no plano dos conceitos inscritos na teoria do conhecimento que lhes serve de referência.
Descrição: O presente texto foi apresentado como comunicação ao I Encontro de Economistas de Língua Portuguesa, realizado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto entre 5 e 8 de Abril de 1993.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1183
Aparece nas colecções:CEsA - Documentos de Trabalho / CEsA - Working Papers
DE - Documentos de trabalho / Working Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
INTEGRAÇÃO REGIONAL.pdf335,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.