Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/22950
Título: A dialética da primazia pela acomodação brasileira, a economia-mundo capitalista e o choque do novo coronavírus
Autor: Moreira, Marcelo José
Data: Nov-2021
Editora: Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (GPESPM). Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina
Citação: Moreira, Marcelo José (2021). "A dialética da primazia pela acomodação brasileira, a economia-mundo capitalista e o choque do novo coronavírus". Comunicação apresentada no 15º Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo: Pandemia e tendências seculares da economia-mundo capitalista , Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo: A economia-mundo capitalista está imersa em uma inércia generalizada. Um movimento de lenta acumulação, baixo investimento, limitadas taxas de crescimento, mas com elevado nível de lucro, e que se dá por uma intensa pressão sobre os níveis das desigualdades existentes, combinando reestruturação mundial da geração de riqueza e renda a um padrão de reprodução da força de trabalho ao nível de sua limitada manutenção. Inércia que se verifica, sobretudo, a partir da crise financeiro-produtiva da primeira década dos anos de 2000. O Brasil não está alheio a essa inércia e aos seus desdobramentos. Este ensaio pretende, a partir de uma reflexão conceitual, em primeiro momento, discutir, em segundo, elementos que caracterizam o que denominamos de estrutura da acomodação da brasileira.
The capitalist world-economy is immersed in a generalized inertia. A movement of slow accumulation, low investment, limited growth rates, but with a high level of profit, and which is given by intense pressure on the levels of existing inequalities, combining a worldwide restructuring of wealth and income generation with a workforce pattern of reproduction to the level of its limited maintenance. Inertia that is verified, mainly, from the financial-productive crisis of the first decade of the 2000s. Brazil is not oblivious to this inertia and its consequences. This essay aims, from a conceptual reflection at first, to discuss, secondly, elements that characterize what we call the structure of Brazilian Accommodation.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/22950
Aparece nas colecções:CEsA - Comunicações em Actas de conferências / CEsA - Conference documents

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Moreira-2021.pdf957,49 kBAdobe PDFVer/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.