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http://hdl.handle.net/10400.5/2184
Título: | Avaliando a cooperação descentralizada : pistas para um modelo com aplicação empírica |
Autor: | Proença, Fátima |
Palavras-chave: | Cooperação para o desenvolvimento Estratégias de desenvolvimento Avaliação Economia do desenvolvimento Modelos |
Data: | 2009 |
Editora: | ISEG - CEsA |
Citação: | Proença, Fátima. 2009. "Avaliando a cooperação descentralizada : pistas para um modelo com aplicação empírica". Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA -Documentos de Trabalho nº 77/ 2009 |
Relatório da Série N.º: | CEsA/ Documentos de Trabalho nº 77/ 2009 |
Resumo: | Dado que o objecto deste texto é a procura de pistas para novas formas de avaliação em Cooperação Descentralizada, ele irá tocar só lateralmente a questão da avaliação centrada nos resultados – na definição tendencialmente dominante de “resultados” como aquilo que é quantificável. O conhecimento empírico leva aliás a questionar a orientação recente de “gestão por resultados”, definida por grande parte dos doadores internacionais. Trata-se de interrogar se esta orientação não contem em si mesma uma desvalorização do papel da avaliação, já que os relatórios de monitorização e de realização estão concebidos para conter, em princípio, unicamente os elementos suficientes para permitir a função de controle de resultados, num modelo sumativo de avaliação. Este documento irá, assim, dar uma atenção particular às questões relacionadas com os elementos de diferenciação e de valor acrescentado esperados na CDD, o que implica debruçarmo-nos prioritariamente sobre temas como a avaliação do processo, da participação dos actores, os nexos entre processo e impacto, entre resultados qualitativos e sustentabilidade, bem como questões ligadas à inovação e à experimentação. Irá ainda olhar a avaliação como forma de validação de estratégias e de actualização de conhecimentos – em síntese, procurar pistas para configurar uma avaliação que não tem por centro a função de controle, mas sim a avaliação que procura centrar-se na função de aprendizagem conjunta, no reforço de capacidades para melhorar a intervenção futura. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/2184 |
Versão do Editor: | http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/files/Doc_trabalho/77.pdf |
Aparece nas colecções: | CEsA - Documentos de Trabalho / CEsA - Working Papers |
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