Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/845
Título: A exclusão social em Cabo Verde: uma abordagem preliminar
Autor: Sangreman, Carlos
Palavras-chave: Economia do desenvolvimento
Políticas públicas
Pobreza
Exclusão social
Data: 2009
Editora: ISEG - CEsA
Citação: Sangreman, Carlos. 2009. "A exclusão social em Cabo Verde: uma abordagem preliminar". Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA - Documentos de Trabalho nº 76/ 2009
Relatório da Série N.º: CEsA /Documentos de Trabalho nº 76/ 2009
Resumo: Este estudo introdutório da questão da exclusão social em Cabo Verde, sendo um tema inovador para o país, deparou-se com um problema de falta de reflexões antecedentes académicas e sociais. Ou seja, por um lado há poucos ou nenhum trabalhos de investigação no mundo universitário sobre o tema da exclusão social em países menos desenvolvidos, defendendo-se a tese mais ou menos consensual na comunidade científica, que o fenómeno dominante é a pobreza e não a exclusão social; por outro lado, Cabo Verde é um país em transição com bastante sucesso de um nível mais baixo de desenvolvimento para outro mais alto. Como consequência encontra-se na situação de ainda ter muitos problemas de pobreza mas, provavelmente já começar a conter no seu tecido social os germes da exclusão social, fazendo um processo muito idêntico ao dos países europeus. Esta situação origina uma profunda articulação entre a pobreza e a exclusão e torna difícil distinguir um e outro fenómeno, no processo de desenvolvimento do país. Mas implica também uma necessidade cada vez mais evidente de reflectir sobre um tema que corre o risco de ser (inconscientemente ou não) socialmente ocultado e objecto de políticas públicas somente quando já tiver atingido dimensões que afectem seriamente a coesão social.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/845
Aparece nas colecções:CEsA - Documentos de Trabalho / CEsA - Working Papers
DE - Documentos de trabalho / Working Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
CESA-DT_76-2009.pdf462,07 kBAdobe PDFVer/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.