Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/24211
Título: Redes e diásporas mercantis : uma análise transversal
Autor: Serrão, Miguel Marques
Palavras-chave: História de África
Comércio
Aspectos socioeconómicos
Impacto cultural
Data: 1994
Editora: ISEG - CEsA
Citação: Serrão, Miguel Marques .1994. “Redes e diásporas mercantis : uma análise transversal “ . Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA – Documentos de Trabalho nº 33/1994.
Relatório da Série N.º: CEsA /Documentos de Trabalho nº 33/1994.;
Resumo: Neste trabalho, propomo-nos estudar os "meios mercantis" em três vertentes essenciais e profundamente inter-relacionadas: - a primeira diz respeito a sua organização interna; as suas lógicas de actuação e de acumulação. Particularmente importante, nesta vertente, é o estudo do "sistema de redes" que constitui, como veremos, uma forma de organização complexa, com origens remotas mas revelando, simultaneamente, uma inesgotável capacidade adaptativa e dinâmica. Ensaiaremos, igualmente, uma tipificação sistemática das "modalidades" de acumulação mais comuns. - em segundo Iugar, importa esclarecer quais as dinâmicas exógenas que influenciam a acção mercantil. Pretende-se, antes de tudo, estudar as diferentes formas de articulação entre as esferas familiar/de linhagem, social, política e religiosa e os meios mercantis. No fundo, os diferentes "campos" que vão modelar a acção mercantil mas que, simultaneamente, se vão reconfigurando por influencia desta. Merecem particular atenção as "condicionantes" ideol6gicas (por exemplo, na esfera da religião) apropriadas pelas redes mercantis e, por vezes, modificadas segundo os seus interesses próprios. - finalmente, pretende-se abordar a questão da inserção das redes mercantis no espaço e no tempo. A primeira dimensão e fundamental, quer pela sua posição central na elaboração das estratégias de acumulação mercantil, quer porque o processo de expansão das redes se confunde, quase sempre, com movimentos migratórios configuradores de autenticas "diásporas mercantis" (e dai, a escolha do título deste trabalho). A segunda dimensão permite averiguar a questão da continuidade diacrónica das redes de comércio. Uma visão de Iongo prazo e útil, designadamente, porque facilita a análise dos elementos de "permanência" e de "ruptura" que enquadram o nosso objecto de estudo.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/24211
Aparece nas colecções:CEsA - Documentos de Trabalho / CEsA - Working Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
NNSERRÃO 33-1994.pdf5,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.