Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/1184
Título: Três estudos: da estratégia colonial à integração europeia
Autor: Torres, Adelino
Palavras-chave: Colónias
Condições económicas
Estratégia de desenvolvimento
Integração europeia
Os três textos que a seguir reproduzimos são de índole relativamente diferente mas de conteúdo, a nosso ver, complementar. O primeiro - “LE RÔLE DU CAPITAL BANCAIRE DANS LES COLONIES PORTUGAISES DE L'ANGOLA ET DE ST. TOMÉ DE 1864 AU DEBUT DU XX5 SIECLE" – integrou-se no Colóquio "Business Empires in West-Central Africa" que teve lugar na School of Oriental and African Studies (SOAS) da Universidade de Londres, em Maio de 1982. De acordo com o organizador desse Colóquio, Prof. G. Clarence--Smith, esta comunicação, ainda que modificada nalguns pontos, tinha por base um capítulo da dissertação de doutoramento em Economia que apresentáramos em 1981 na Universidade Técnica de Lisboa. Em 1983 este texto foi publicado na revista African Economic History n° 12, editada pela Universidade de Wisconsin-Madison (E.U.A.). O segundo - "ESTRATÉGIA COLONIAL PORTUGUESA E ESTRUTURAS ECONÓMICAS DE ANGOLA NOS ANOS 1960-1970" - constituiu uma contribuição ao Seminário "0 25 de Abril - Dez anos depois”, organizado pela Associação 25 de Abril de 2 a 5 de Maio de 1984, em Lisboa. O terceiro - "L’IDENTITÉ HISTORIQUE PORTUGAISE FACE AUX NOUVEAUX DEFIS DE L'INTEGRATION EUROPEENNE" - foi apresentado no Colóquio "Europe -Identité Culturelle et Modernité" realizado pela revista FORUM dirigida pelo Prof. Laurent Schwartz, na Escola Politécnica, em Paris (de 1 a 3 de Junho de 1984).
Data: 1985
Editora: ISEG - CEsA
Citação: Torres, Adelino. 1985. "Três estudos: da estratégia colonial à integração europeia". Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA - Documentos de Trabalho nº 2/1985
Relatório da Série N.º: CEsA / Documentos de Trabalho nº 2/1985
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1184
Aparece nas colecções:CEsA - Documentos de Trabalho / CEsA - Working Papers
DE - Documentos de trabalho / Working Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
at-dt2-cesa-1985.pdf399 kBAdobe PDFVer/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.