Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/17669
Título: Sahel e Magreb : ensaio sobre o norte de África, uma região em convulsão
Autor: Galito, Maria Sousa
Palavras-chave: Sahel
Maghreb
Estados Frágeis
Terrorismo
Sahel
Magreb
Fragile States
Terrorism
Data: 2019
Editora: ISEG – CEsA/ CSG
Citação: Galito, Maria Sousa (2019). "Sahel e Magreb : ensaio sobre o norte de África, uma região em convulsão". Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG - Documentos de Trabalho nº 175/ 2019
Relatório da Série N.º: CEsA/ CSG - Documentos de Trabalho;nº 175/ 2019
Resumo: O artigo centra a sua análise no Sahel e no Magreb. O objetivo é avaliar se são regiões em crise, se há problemas comuns a afetar os países que as compõem, se há características específicas que limitam o seu desenvolvimento, se os conflitos se justificam por questões religiosas ou económicas, padrões culturais ou desafios próprios do terreno. O estudo é macro. Discute um contexto de Estados Frágeis com elevada violência, vulnerabilidade económico-social, lutas de poder ou pelos recursos naturais.
The paper focuses on the Sahel and on the Maghreb. The objective is to assess whether these regions are in crisis, with common problems affecting their countries; if there are specific characteristics limiting their development, and conflicts are justified by religious or economic issues, cultural patterns or local challenges. The study is macro. Debates the role of Fragile States with high violence, economic and social vulnerability, power struggles and fighting for natural resources.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/17669
Aparece nas colecções:DE - Documentos de trabalho / Working Papers
CEsA/CSG- Documentos de Trabalho / CEsA/CSG - Working Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
wp175.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.