Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/17105
Título: Global partnerships to local challenges : the actor's vision and the new educational horizons
Autor: Oliveira, Lúcia
Sangreman, Carlos
Faria, Raquel
Palavras-chave: International Cooperation
Partnerships
Actors for Development
Africa
Education
Cooperação Internacional
Parcerias
Atores para o Desenvolvimento
África
Educação
Data: 2018
Editora: ISEG – CEsA/ CSG
Citação: Oliveira, Lúcia, Carlos Sangreman e Raquel Faria (2018). "Global partnerships to local challenges : the actor's vision and the new educational horizons". Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG Documentos de Trabalho nº 174/ 2018
Relatório da Série N.º: CEsA/ CSG Documentos de Trabalho nº 174/ 2018
Resumo: The global partnerships for development are an important incentive to local growth as joint efforts are made to assist developing countries. We emphasize actions in the field of education, as they constitute a catalyst for local development, with a special focus on HE since empirical evidence shows that this level of education represents an important factor in local, national and global economic progress. It is important to mention that this type of education plays a central role in an increasingly globalized and internationalized world where knowledge and innovation are part of the most developed and most competitive societies. In this sense, we have the objective of analysing the opinions given by the different Actors gathered through an inquiry, and confront them with the conceptual framework in order to see if their opinions meet the expected attitudes of the established partnerships. For this purpose, the CATWOE methodology is used to trace the route and to characterize the Conceptual Model in the scope of HE in order to perceive the transformations resulting from its actions and those that would be necessary to optimize the process.
As parcerias globais para o desenvolvimento são um importante incentivo para o crescimento local, uma vez que esforços conjuntos são feitos para ajudar os países em desenvolvimento. Enfatizamos ações no campo da educação, pois elas constituem um catalisador para o desenvolvimento local, com foco especial no ensino superior, uma vez que as evidências empíricas mostram que esse nível de educação representa um fator importante no progresso econômico local, nacional e global. É importante mencionar que este tipo de educação desempenha um papel central num mundo cada vez mais globalizado e internacionalizado, onde o conhecimento e a inovação fazem parte das sociedades mais desenvolvidas e competitivas. Nesse sentido, temos o objetivo de analisar as perspetivas dadas pelos diferentes atores, reunidos por meio de um inquérito, e confrontá-los com o quadro conceptual, a fim de verificar se as suas conceções correspondem às esperadas das parcerias estabelecidas. Para tal, a metodologia CATWOE é utilizada para traçar o percurso e caracterizar o Modelo Conceptual no âmbito do Ensino Superior, a fim de perceber as transformações decorrentes das suas ações e aquelas que seriam necessárias para otimizar o processo.
Descrição: A version of this paper was firstly presented on the Conference COOPEDU IV: Cooperação e Educação de Qualidade, 8-9 November 2018
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/17105
Versão do Editor: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/RePEc/cav/cavwpp/wp174.pdf
Aparece nas colecções:DE - Documentos de trabalho / Working Papers
CEsA/CSG- Documentos de Trabalho / CEsA/CSG - Working Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
wp174.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.