Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/17105
Título: | Global partnerships to local challenges : the actor's vision and the new educational horizons |
Autor: | Oliveira, Lúcia Sangreman, Carlos Faria, Raquel |
Palavras-chave: | International Cooperation Partnerships Actors for Development Africa Education Cooperação Internacional Parcerias Atores para o Desenvolvimento África Educação |
Data: | 2018 |
Editora: | ISEG – CEsA/ CSG |
Citação: | Oliveira, Lúcia, Carlos Sangreman e Raquel Faria (2018). "Global partnerships to local challenges : the actor's vision and the new educational horizons". Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG Documentos de Trabalho nº 174/ 2018 |
Relatório da Série N.º: | CEsA/ CSG Documentos de Trabalho nº 174/ 2018 |
Resumo: | The global partnerships for development are an important incentive to local growth as joint efforts
are made to assist developing countries. We emphasize actions in the field of education, as they
constitute a catalyst for local development, with a special focus on HE since empirical evidence
shows that this level of education represents an important factor in local, national and global
economic progress. It is important to mention that this type of education plays a central role in
an increasingly globalized and internationalized world where knowledge and innovation are part
of the most developed and most competitive societies. In this sense, we have the objective of
analysing the opinions given by the different Actors gathered through an inquiry, and confront
them with the conceptual framework in order to see if their opinions meet the expected attitudes
of the established partnerships. For this purpose, the CATWOE methodology is used to trace the
route and to characterize the Conceptual Model in the scope of HE in order to perceive the
transformations resulting from its actions and those that would be necessary to optimize the
process. As parcerias globais para o desenvolvimento são um importante incentivo para o crescimento local, uma vez que esforços conjuntos são feitos para ajudar os países em desenvolvimento. Enfatizamos ações no campo da educação, pois elas constituem um catalisador para o desenvolvimento local, com foco especial no ensino superior, uma vez que as evidências empíricas mostram que esse nível de educação representa um fator importante no progresso econômico local, nacional e global. É importante mencionar que este tipo de educação desempenha um papel central num mundo cada vez mais globalizado e internacionalizado, onde o conhecimento e a inovação fazem parte das sociedades mais desenvolvidas e competitivas. Nesse sentido, temos o objetivo de analisar as perspetivas dadas pelos diferentes atores, reunidos por meio de um inquérito, e confrontá-los com o quadro conceptual, a fim de verificar se as suas conceções correspondem às esperadas das parcerias estabelecidas. Para tal, a metodologia CATWOE é utilizada para traçar o percurso e caracterizar o Modelo Conceptual no âmbito do Ensino Superior, a fim de perceber as transformações decorrentes das suas ações e aquelas que seriam necessárias para otimizar o processo. |
Descrição: | A version of this paper was firstly presented on the Conference COOPEDU IV: Cooperação e Educação de Qualidade, 8-9 November 2018 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/17105 |
Versão do Editor: | https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/RePEc/cav/cavwpp/wp174.pdf |
Aparece nas colecções: | DE - Documentos de trabalho / Working Papers CEsA/CSG- Documentos de Trabalho / CEsA/CSG - Working Papers |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.