Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/14494
Título: Identificação e construção de cenários macroeconómicos para o estudo de impactos de medidas de política económica. Uma abordagem matricial com simulação a Moçambique
Autor: Santos, Susana
Palavras-chave: Matriz de Contabilidade Social
Contas Nacionais
Matriz Input-Output
Distribuição do Rendimento
Estrutura Socioeconómica
Efeitos Multiplicadores
Data: 2017
Editora: ISEG - CEsA/ CSG
Citação: Santos, Susana (2017). "Identificação e construção de cenários macroeconómicos para o estudo de impactos de medidas de política económica. Uma abordagem matricial com simulação a Moçambique". Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG - Documentos de Trabalho nº 163/ 2017
Relatório da Série N.º: CEsA/ CSG Documentos de Trabalho nº 163/ 2017
Resumo: O estudo de impactos de medidas de política económica passa, por um lado, pela identificação da realidade sobre a qual tais medidas irão ser aplicadas e, por outro, pela construção de cenários que possibilitem a perceção dos mesmos. Tal exercício tem subjacente a atividade de um país, cuja complexidade exige a utilização de instrumentos ou ferramentas de trabalho. Neste trabalho, a Matriz de Contabilidade Social, vulgarmente conhecida por SAM (da abreviatura da designação em inglês – Social Accounting Matrix), é proposta como ferramenta de trabalho para o estudo da atividade de um país. Tal atividade, aqui designada de socioeconómica, é a que envolve os fluxos monetários ou nominais medidos pelas contas nacionais, assim como produção (organizada em fatores, atividades e produtos) e instituições (organizadas em famílias, administrações públicas, sociedades não financeiras e financeiras, instituições sem fim lucrativo ao serviço das famílias e resto do mundo). Com a preocupação de detalhe metodológico, serão exploradas as potencialidades da SAM para a leitura e interpretação da realidade em estudo, bem como para a realização de experiências com o seu funcionamento. Numa abordagem baseada na SAM, veremos as possibilidades de construção de redes, mais ou menos complexas, de ligações dos fluxos acima referidos, a partir das quais podem ser evidenciadas características estruturais específicas e estudados os efeitos multiplicadores associados. Desse modo, mostrarei que uma versão numérica da SAM permite uma descrição empírica da origem, utilização, distribuição e acumulação do rendimento, enquanto uma versão algébrica (ou modelo baseado na SAM) permite um estudo mais aprofundado dos efeitos multiplicadores (ou impactos) associados a alterações nesses fluxos, provocadas pela adoção de medidas de política, por exemplo. Exemplificarei tais potencialidades da SAM dando especial atenção à distribuição funcional e institucional do rendimento, mediante a construção e análise de dois cenários envolvendo alterações na remuneração dos fatores de produção e no rendimento das instituições. Tal aplicação permitirá a identificação de o papel relevante das contas fatores de produção (da SAM), ao estabelecerem a ligação entre a geração do rendimento e a correspondente distribuição e utilização. Realçarei também a importância de uma abordagem matricial na identificação e construção de cenários macroeconómicos no estudo de impactos de medidas de política económica evidenciando os detalhes complementares que uma Matriz InputOutput (IOM) poderá adicionar. Uma aplicação ao caso de Moçambique em 2015 acompanhará a apresentação. Nessa aplicação falaremos muitas vezes em simulação devido à indisponibilidade de informação relativa a todos os fluxos trabalhados.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/14494
Versão do Editor: http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/RePEc/cav/cavwpp/wp163.pdf
Aparece nas colecções:DE - Documentos de trabalho / Working Papers
CEsA/CSG- Documentos de Trabalho / CEsA/CSG - Working Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
wp163.pdf2,49 MBAdobe PDFVer/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.