Categories
Artigos Publicações

O Mecanismo Europeu de Apoio à Paz no Reforço da União Europeia como Ator Securitário




Título: O Mecanismo Europeu de Apoio à Paz no Reforço da União Europeia como Ator Securitário

Autor(es): Vieira, Melissa Fonseca; Ribeiro, Inês Marques; Seabra, Pedro

Data de Publicação: 2021-04

Editora: Revista Nação e Defesa

Citação: Vieira, Melissa Fonseca; Ribeiro, Inês Marques; Seabra, Pedro (2021) "O Mecanismo Europeu de Apoio à Paz no Reforço da União Europeia como Ator Securitário". Revista Nação e Defesa nº 158. pp. 115-141

Resumo: Num contexto global volátil, a União Europeia tem procurado reforçar as suas capacidades de forma a promover a prevenção de conflitos, a consolidação de paz e o reforço da segurança internacional. Contudo, muito embora disponha atualmente de mecanismos para a gestão de crises e prevenção de conflitos, estes não se têm mostrado suficientes ou inteiramente eficazes. O Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (MEAP) surge enquanto tentativa de consolidar o papel da UE como ator securitário global, por via do financiamento direto de operações militares. Este artigo analisa a sua criação e o papel que se prevê que venha a desempenhar no contexto da PCSD, proporcionando o necessário enquadramento no âmbito de experiências similares anteriores. Apesar dos desafios impostos pela sua criação, o MEAP representa um forte compromisso da UE com a consolidação da paz e reforço da segurança a nível global.

Identificador: DOI: 10.47906/ND2021.158.06

Categoria: Outras publicações

De autoria da mestranda em DCI Melissa Fonseca Vieira, Inês Marques Ribeiro e Pedro Seabra, o presente artigo reflecte sobre a União Europeia e a forma como esta tem procurado reforçar as suas capacidades de modo a promover a prevenção de conflitos.


ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt