Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/28702
Título: História de São Tomé e Príncipe de meados do século XIX ao fim do regime colonial (1852-1974) : as plantações, economia, cultura e religião
Autor: Santo, Armindo de Ceita do Espírito
Data: 2023
Editora: Nimba Edições
Citação: Santo, Armindo de Ceita do Espírito (2023). História de São Tomé e Príncipe de meados do século XIX ao fim do regime colonial (1852-1974): as plantações, economia, cultura e religião. Lisboa: Nimba Edições.
Resumo: Este livro explica as razões que levaram os portugueses a recolonizar as ilhas São Tomé e Príncipe a partir de 1852 e as estratégias que adotaram para institucionalizar a nova ordem colonial no arquipélago. Afastaram os nativos da posse das terras e das instituições e introduziram o modelo de economia da plantação em torno da qual toda a vida económica e social passou a girar, ficando o território dividido entre as populações das grandes plantações e as populações nativas. O trabalho e a terra foram explorados até à exaustão, com maus-tratos e a discriminação racial, e a queda progressiva da produtividade dos solos. A crise de produção surgiu e pôs a nu os limites do modelo de economia da plantação. Ocorreram várias tentativas de contratação forçada da mão-de-obra nativa que geraram muitos conflitos e conduziram ao massacre de “Batepá” de 1953. Este acontecimento fez despertar a consciência dos nacionalistas pela independência do arquipélago, que ocorreu em 12 de julho de 1975. O livro aborda também a cultura e religião como elementos centrais modeladores da sociedade e identidade são-tomenses.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/28702
ISBN: 978-989-53891-3-1
Aparece nas colecções:CEsA /CSG - Livros / Books



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.