Artigos Publicações

Título: Fresh Validation of the Low Carbon Development Hypothesis under the EKC Scheme in Portugal, Italy, Greece and Spain

Autor(es): Daniel Balsalobre-Lorente,Nuno Carlos Leitão e Festus Victor Bekun

Data de Publicação: 2021

Editora: MDPI

Citação: Balsalobre-Lorente, D., Leitão, N.C., Bekun, F., V. (2021). Fresh Validation of the Low Carbon Development Hypothesis under EKC Scheme in Portugal, Italy, Greece, and Spain. Energies 2021. 14(1), 250. https://doi.org/10.3390/en14010250

Resumo: O presente estudo está em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UN-SDGs), que abordam questões globais pertinentes. Centra-se na necessidade de acesso ao consumo de energia limpa e acessível, consumo responsável de energia, crescimento económico sustentável, e mitigação das alterações climáticas. Para este fim, este documento avalia a relevância do setor das energias renováveis no quadro da curva ambiental Kuznets (EKC) em Portugal, Itália, Grécia, e Espanha para o período 1995-2015. Como estratégia econométrica, adotamos a utilização de dados de painel sobre os países destacados. No primeiro passo, aplicamos o teste de raiz unitário recomendado por Levin, Lin, e Chu em conjunto com ADF-Fisher, e Phillips-Perron para robustez e consistência. Verificámos que as variáveis utilizadas neste estudo estão integradas I (1) na primeira diferença. Na segunda etapa, aplicamos o teste de cointegração Pedroni, e o teste de cointegração Kao Residual, e observamos que as variáveis são cointegradas a longo prazo. Os mínimos quadrados generalizados (GLS), o painel de mínimos quadrados totalmente modificado (FMOLS), os mínimos quadrados comuns robustos (OLS), e a regressão de quantis do painel são considerados nesta investigação. Os resultados econométricos validam a hipótese da curva ambiental Kuznets, ou seja, e existe uma correlação positiva entre o rendimento per capita e um efeito negativo do rendimento quadrático per capita sobre as emissões de dióxido de carbono. Em contraste, observamos que as energias renováveis reduzem as emissões de CO2. Finalmente, encontramos também uma ligação direta entre a população urbana e a degradação ambiental nos blocos examinados. Estes resultados mostram que em Portugal, Itália, Grécia, e Espanha, é necessário mais para alcançar a sustentabilidade ambiental na trajetória de crescimento dos respetivos países. Outras prescrições políticas são anexadas na secção de conclusão deste estudo.

Identificador: DOI: https://doi.org/10.3390/en14010250

Categoria: Outras publicações