Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/24152
Título: Modern intimacies and modernist landscapes : chinese photographs in late-colonial Mozambique
Autor: Macagno, Lorenzo
Palavras-chave: Mozambiqu
Chinese
photography
architecture
modernism
Mozambique
chinois
photographie
architecture
modernisme
Moçambique
chineses
fotografia
arquitetura
modernismo
Data: 2020
Editora: Revista Lusotopie
Citação: Macagno, Lorenzo (2021) "Modern intimacies and modernist landscapes : chinese photographs in late-colonial Mozambique". Lusotopie, 19(2), pp. 181–212
Resumo: This paper addresses a specific aspect of the social and cultural life of the Luso-Chinese in Mozambique, whose first contingents came from the Chinese province of Guangdong in the second half of the 19th century. Most settled in the city of Beira. By the 1950s, the Chinese community was already well integrated into modern life in colonial Beira. The city was going through an unprecedented urban and architectural boom. At that time, the Luso-Chinese, who were essentially merchants, also began to stand out in the field of photography. Based on a multi-sited ethnography among the Portuguese-Chinese diaspora – and their family photo albums – this paper reflects on two inseparable aspects of late-colonial modernity: architecture and photography.
Cet article aborde un aspect spécifique de la vie sociale et culturelle des Luso-chinois au Mozambique. Venus de la province chinoise de Guangdong, les premiers contingents sont arrivés dans cette région d’Afrique de l’Est à partir de la seconde moitié du XIXe siècle et la plupart se sont installés dans la ville de Beira. Dans les années 1950 la communauté chinoise était déjà bien intégrée à la vie moderne de la Beira coloniale, qui connaissait un boom urbain et architectural sans précédent. Les luso-chinois, essentiellement des commerçants, ont également commencé à se distinguer dans le domaine de la photographie. À partir d’une recherche multisituée parmi la diaspora luso-chinoise – et ses albums de photos de famille – ce texte réfléchit sur deux aspects indissociables de la modernité dans la période du colonialisme tardif: l’architecture et la photographie.
O artigo aborda um aspecto específico da vida social e cultural dos luso-chineses de Moçambique. Os primeiros contingentes, oriundos da província chinesa de Guangdong, começam a chegar naquela região da África oriental a partir da segunda metade do século XIX. A maioria se instalou na cidade da Beira. Na década de 1950, a comunidade chinesa já estava bem integrada à vida moderna da Beira colonial. A cidade atraves sava uma ebulição urbanística e arquitetônica sem precedentes. Naquele período, os luso-chineses, na sua qualidade de comerciantes, começam também a se destacar no campo da fotografia. A partir de uma pesquisa multissituada entre os luso-chineses da diáspora – e seus álbuns fotográficos de família – este artigo reflete sobre dois aspectos inseparáveis da modernidade tardo-colonial: arquitetura e fotografia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/24152
DOI: 10.1163/17683084-12341763
Versão do Editor: https://brill.com/view/journals/luso/19/2/article-p181_3.xml?ebody=Abstract%2FExcerpt#access-options2
Aparece nas colecções:CEsA/CSG - Artigos em Revistas Internacionais/Articles in International Journals



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.