Categories
Artigos Publicações

Exploring the Role of Norms and Habit in Explaining Pro-Environmental Behavior Intentions in Situations of Use Robots and AI Agents as Providers in Tourism Sector




Título: Exploring the Role of Norms and Habit in Explaining Pro-Environmental Behavior Intentions in Situations of Use Robots and AI Agents as Providers in Tourism Sector

Autor(es): Eduardo Moraes Sarmento and Sandra Maria Correia Loureiro

Data de Publicação: 2021

Editora: MDPI

Citação: "Sarmento, E., Loureiro, S. (2021). Exploring the role of norms and habit in explaining proenvironmental behavior intentions in situations of use robots and AI agents as providers in tourism sector. Sustainability. 13, 13928. https://doi.org/10.3390/su132413928"

Resumo: Numa situação pandémica, com as alterações climáticas em todo o mundo, são bem-vindos estudos que analisem as mudanças nos padrões de viagem. Este estudo combina três teorias para propor um modelo sobre intenções de comportamento pró-ambiental, nomeadamente, a teoria do comportamento planeado, a teoria do valor-crença-norma e a teoria do hábito. Este estudo visa examinar o papel das normas sociais, normas pessoais e força do hábito para explicar as intenções de comportamento pró-ambiental. Os autores recolheram 316 questionários utilizáveis de turistas na conhecida localização turística de Belém, em Lisboa. As normas pessoais foram reveladas como tendo a mais forte associação com intenções de comportamento pró-ambiental, seguidas pela força do hábito. O estudo identificou também diferentes desafios amplos para encorajar comportamentos sustentáveis e utilizá-los para desenvolver novas proposições teóricas e orientações para investigação futura. Finalmente, os autores delinearam como os profissionais que visam encorajar comportamentos de consumo sustentáveis podem utilizar este quadro para alcançar melhores resultados.

Identificador: DOI: https://doi.org/10.3390/su132413928

Categoria: Outras publicações

Numa situação pandémica, com as alterações climáticas em todo o mundo, são bem-vindos estudos que analisem as mudanças nos padrões de viagem. Este estudo combina três teorias para propor um modelo sobre intenções de comportamento pró-ambiental, nomeadamente, a teoria do comportamento planeado, a teoria do valor-crença-norma e a teoria do hábito. Este estudo visa examinar o papel das normas sociais, normas pessoais e força do hábito para explicar as intenções de comportamento pró-ambiental. Os autores recolheram 316 questionários utilizáveis de turistas na conhecida localização turística de Belém, em Lisboa. As normas pessoais foram reveladas como tendo a mais forte associação com intenções de comportamento pró-ambiental, seguidas pela força do hábito. O estudo identificou também diferentes desafios amplos para encorajar comportamentos sustentáveis e utilizá-los para desenvolver novas proposições teóricas e orientações para investigação futura. Finalmente, os autores delinearam como os profissionais que visam encorajar comportamentos de consumo sustentáveis podem utilizar este quadro para alcançar melhores resultados.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt