Disarray at the headquarters - artigo CEsA
Artigos Publicações

Disarray at the headquarters Capa

Título: Disarray at the headquarters: Economists and Central bankers tested by the subprime and the COVID recessions

Autor(es): Francisco Louçã, Alexandre Abreu e Gonçalo Pessa Costa

Data de Publicação: 2021-05-05

Editora: Industrial and Corporate Change Journal

Citação: Louçã, Francisco; Abreu, Alexandre; Pessa Costa, Gonçalo (2021). "Disarray at the headquarters: Economists and Central bankers tested by the subprime and the COVID recessions", Industrial and Corporate Change. Oxford Academic, pp. 1-24. DOI: https://doi.org/10.1093/icc/dtaa065

Resumo: O artigo explora as discussões entre modelistas económicos e investigadores e decisores dos bancos centrais, nomeadamente sobre a adequação da política monetária não convencional e medidas expansionistas fiscais após a crise do subprime e à medida que a recessão da COVID se está a desenvolver. Em primeiro lugar, o artigo investiga os argumentos, modelos e propostas de política de várias escolas de economia que desafiaram a ortodoxia tradicional de Chicago com base nas opiniões de Milton Friedman, e desenvolveu a Lucas Critique, a Nova Síntese Clássica e a abordagem do Ciclo Empresarial Real que substituiu o monetarismo como os principais rivais do keynesianismo antigo. Em segundo lugar, a transformação dos modelos do Ciclo Empresarial Real em modelos de Equilíbrio Geral Estocástico Dinâmico (DSGE) é mapeada, uma vez que estendeu as ideias da iniquidade da intervenção governamental e unificou a investigação académica e dos bancos centrais. No entanto, uma bateria de críticas foi lançada contra os modelos DSGE e, à medida que o debate surgiu sobre a flexibilização quantitativa e outros instrumentos de política monetária não convencionais, a necessidade de pragmatismo político abalou o consenso anterior. O artigo prossegue então com a discussão sobre a forma como os principais economistas académicos principais reagiram às mudanças nas práticas dos bancos centrais, notando uma dissonância visível no seio da escola de Chicago-escola e dos economistas do DSGE, bem como contorções importantes dos banqueiros centrais, a fim de justificar as suas novas posturas. O artigo conclui com um apelo a uma extensa lista de políticas fiscais, industriais e de inovação, a fim de responder a recessões e crises estruturais.

Identificador: https://doi.org/10.1093/icc/dtaa065

Categoria: Policy paper

De autoria de Francisco Louçã, Alexandre Abreu e Gonçalo Pessa Costa, “Disarray at the headquarters: Economists and Central bankers tested by the subprime and the COVID recessions” debruça-se sobre a evolução da macroeconomia contemporânea e as estratégias desenvolvidas pelos influenciadores económicos, bancos e decisores públicos nos últimos anos, como resposta às crises e à pandemia Covid 19.

Resumo: