Artigos Publicações

A primazia pela acomodação da economia brasileira

primazia_acomodacao_econ_BR

Título: A primazia pela acomodação da economia brasileira

Autor(es): Marcelo José Moreira

Data de Publicação: 2022

Editora: Editora da Universidade Estadual de Goiás

Citação: Moreira, Marcelo José (2021). "A primazia pela acomodação da economia brasileira". Revista de Economia da UEG. 17(2), p. 44-65

Resumo: A economia-mundo capitalista está imersa em uma inércia generalizada. Um movimento de lenta acumulação, baixo investimento, limitadas taxas de crescimento, mas com elevado nível de lucro, e que se dá por uma intensa pressão sobre os níveis das desigualdades existentes, combinando reestruturação mundial da geração de riqueza e renda a um padrão de reprodução da força de trabalho ao nível de sua limitada manutenção. Inércia que se verifica, sobretudo, a partir da crise financeiro-produtiva da primeira década dos anos de 2000. O Brasil não está alheio a essa inércia e aos seus desdobramentos. Este artigo pretende, a partir de uma reflexão conceitual, discutir os elementos que caracterizam o que denomino de estrutura da acomodação da economia brasileira.

Categoria: Outras publicações

ISEG - Lisbon School of Economics and Management