Olga Iglésias e Doris Wieser participam de congresso internacional
Categories
Notícias

Investigadoras do CEsA Olga Iglésias e Doris Wieser apresentam trabalhos em congresso internacional sobre a herança cultural e social do 25 de Abril 50 anos depois

As investigadoras do CEsA Olga Iglésias e Doris Wieser apresentarão os seus trabalhos “O 25 de Abril nasceu em África” e “Alegrias e cravos murchos: O 25 de Abril em perspetiva africana”, respetivamente, no Congresso Internacional “Portugal 50 Anos Después: Ecos del 25 de Abril”, que decorrerá entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024, em Madri. Ambas, em conjunto com o escritor angolano João Melo, compõem a Mesa 6 – “El 25 de Abril desde los países de habla portuguesa: África”, que terá lugar no dia 17 de outubro, das 11h45 às 13h, na Faculdade de Filologia da Universidade Complutense de Madri.

O congresso é organizado pela Universidade Complutense de Madrid e a Universidade Autónoma de Madrid, em colaboração com o Ateneo de Madrid e o Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P. em Madri, com o objetivo de fomentar uma reflexão sobre a herança cultural e social do 25 de Abril na sociedade atual.

 

Conheça as nossas investigadoras:

Olga Iglésias é doutorada em História Económica e Social. Investigadora colaboradora no CEsA/CSG/ISEG-ULisboa desde 2009. No pós-doutoramento, investigou o poder colonial e o impacto do Islão em Moçambique entre 1954 e 1974. Iglésias integra a Rede Ibérica de Estudos Africanos, o Fórum de Investigadores em Contextos Árabe e Islâmico, o Colégio Tropical (CTROP) e a Oficina de História e Associação dos Amigos do Arquivo Histórico de Moçambique. É especialista em Estudos Africanos e orienta teses de mestrado e de doutoramento em Portugal, Brasil e Moçambique.

Mais informações no perfil da investigadora: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/investigacao/investigacao-investigacao-2/oiglesias/

 

Doris Wieser é Professora Assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde é responsável pela área das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, e membro integrado do Centro de Literatura Portuguesa. Possui um doutoramento em Literaturas Ibero-Românicas pela Universidade de Göttingen (Alemanha) e um mestrado em Estudos Hispânicos, Portugueses e Alemães pela Universidade de Heidelberg (Alemanha). Foi bolseira de investigação (Wissenschaftliche Mitarbeiterin) na Universidade de Göttingen entre 2008 e 2016, bolseira de pós-doutoramento, com uma bolsa da Fundação Alexander von Humboldt, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2014 e 2015), e Investigadora FCT no Centro de Estudos Comparatistas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2017-2019). Entre 2017 e 2021 coordenou o projeto “Identidades nacionais em diálogo. Construções de identidades políticas e literárias em Portugal, Angola e Moçambique (1961-presente)” (IF/00654/2015/CP1283/CT0004). É autora de dezenas de artigos em revistas científicas e livros especializados, escritos em português, espanhol, inglês e alemão.

 

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: Reprodução


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt