In memoriam – Professor Franz- Wilhelm Heimer
Morreu aos 96 anos, a 14 de fevereiro 2026, o nosso colega Franz Wilhelm Heimer. Com ele partilhamos o desafio da construção dos Estudos Africanos Modernos após o 25 de Abril em Portugal.
Momentos relevantes desta longa experiencia comum , desde o início dos anos 80, foram o lançamento de dois centros de investigação , o CEA no ISCTE e o CESA no ISEG. Outro importante passo em frente foi o lançamento dos cursos de pós graduação e logo depois dos mestrados em Estudos Africanos e Desenvolvimento e Cooperação internacional, respectivamente no ISCTE e no ISEG.
Muitos quadros dos PALOPs , da primeira geração do pós independências, e também da cooperação oficial e das ONGs portuguesas, formaram-se neste contexto, no quadro de um programa plurianual de bolsas de estudo do governo português.
O Professor Franz- Wilhelm Heimer empenhou-se também na cooperação entre os diferentes centros de investigação (entre outros , criação da Biblioteca de Estudos Africanos), quer em Portugal quer com o estrangeiro. Leccionou, dirigiu projetos de investigação de envergadura e orientou um número muito substancial de estudantes de mestrado e doutoramento. Também participou ativamente na organização de encontros científicos, revistas da especialidade (Revista Internacional de Estudos africanos liderada pela saudosa Professora Jill Dias), e em redes internacionais (AEGIS) .
Em todas estas atividades empenhou-se sem reservas e deixou uma marca da sua forte personalidade. O seu legado de abertura internacional, interdisciplinar e entre os nossos centros foi marcante.
A sua marca como académico nos estudos africanos em geral e na investigação sobre a sociedade angolana em particular permanecerão.
Lisboa, 18 de fevereiro 2026