Ciclo de Cinema e Descolonização exibirá “48”, documentário premiado da realizadora portuguesa Susana de Sousa Dias, a 8 de fevereiro, com entrada livre
A temporada 2024/2025 do Ciclo de Cinema e Descolonização decorre desde novembro de 2024, promovendo sessões em formato cineclube para explorar os legados e as memórias da descolonização. A próxima sessão, agendada para 8 de fevereiro, contará com a projeção do premiado documentário 48, da realizadora portuguesa Susana de Sousa Dias. A obra será exibida às 10h, no Auditório 2 do ISEG (Rua do Quelhas 6, Edifício Quelhas, 2º Piso – Claustro), com entrada livre.
O documentário 48 baseia-se nos arquivos da PIDE, apresentando fotografias de prisioneiros políticos captados durante os 48 anos de ditadura portuguesa (1926-1974). A obra revela os mecanismos pelos quais o sistema autoritário procurou perpetuar-se.
Após a projeção do filme, será realizado um debate que contará com a participação de artistas envolvidos na realização do documentário, bem como de investigadores e moderadores indicados pelo CEsA (a confirmar).
Sinopse do documentário 48 (Susana de Sousa Dias, 2010, Portugal, 93 min)
O que pode uma fotografia de um rosto revelar sobre um sistema político? O que pode uma imagem tirada há mais de 35 anos dizer sobre a nossa actualidade? Partindo de um núcleo de fotografias de cadastro de prisioneiros políticos da ditadura portuguesa (1926-1974), 48 procura mostrar os mecanismos através dos quais um sistema autoritário se tentou auto-perpetuar.
Ficha Técnica
Argumento: Susana de Sousa Dias
Realização: Susana de Sousa Dias
Montagem: Susana de Sousa Dias
Imagem: Octávio Espírito Santo
Design sonoro: António de Sousa Dias
Som: Armanda Carvalho
Som adicional: Paulo Cerveira e Valente Dimande
Direção de pós produção: Helena Alves
Mistura de som: Tiago Matos
Correcção de cor: Paulo Inês
Produção: Kintop | Ansgar Schäfer com o apoio de MC /ICA e RTP
Vendas internacionais: Kintop
Distribuição em Portugal: Alambique
Prémios
Cinéma du Réel – Grand Prix, França, 2010
Opus Bonum Award, Jihlava, 2010
Prémio FIPRESCI, Dok Leipzig, 2010
Prémio D.Quijote, 2010
Grande Prémio Cidade de Coimbra 2010, 2010
Menção do Júri, Punto de Vista, 2011
Grande Prémio Festival Independente Mar del Plata 2011, 2011
Prémio de Montagem, Cineport, 2011
Nomeação para o Prémio Autores 2012 da Sociedade Portuguesa de Autores, 2012
Sobre o Ciclo de Cinema e Descolonização
As sessões do Ciclo de Cinema e Descolonização prolongar-se-ão até junho de 2025, com projeções a decorrer no Auditório 2 do ISEG. Esta iniciativa decorre paralelamente à exposição Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário, patente no Museu Nacional de Etnologia até 2 de novembro.
Consulte a programação:
Urge entender a descolonização como um processo ainda em curso, que é preciso aceitar e integrar na dinâmica social, política, cultural e pessoal. O projeto visa criar um espaço de partilha, aberto e dinâmico, em que possam surgir memórias, narrativas, diálogos e reflexões. Tem coordenação da investigadora Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e curadoria da investigadora e realizadora moçambicana Isabel Noronha (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e do cineasta Camilo de Sousa.
Coordenação: Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa)
Curadoria: Isabel Noronha (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e Camilo de Sousa
Consultoria científica: Isabel Castro Henriques (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa), Joana Pereira Leite (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e Ana Mafalda Leite (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa)
Colaboração: Luca Fazzini e João Moreira Silva
Apoio: CEsA/CSG/ISEG/ULisboa
Leia mais:
48 de Susana de Sousa Dias – Website do Kintop
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt) com informações da Associação Tchiweka de Documentação
Imagem: CEsA/Reprodução