CEsA integra novo projecto de investigação sobre as representações do islão na literatura e nas artes visuais de Moçambique
O CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (ISEG Research/ISEG, Universidade de Lisboa) associa-se a um projecto de investigação em parceria com o CEA – Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). Intitulado O Oceano Índico como Horizonte Criativo: Representações do islã na literatura e nas artes visuais de Moçambique, o projecto será desenvolvido pela Doutora Fernanda Gallo (CEsA/ISEG Research), no âmbito do seu Pós-Doutoramento, sob a supervisão do Professor Doutor Chapane Mutiua (CEA/UEM). Esta investigação integra a Chamada Pública MCTI/CNPq nº 16/2024 – Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação (Faixa 2: Projeto individual).
O Oceano Índico como Horizonte Criativo pretende mapear e analisar obras literárias e visuais produzidas em Moçambique no pós-independência e cujos processos criativos dialogam com uma perspetiva índica e, em especial, evocam uma representação do islão – entendido como um milenar catalisador de trânsitos culturais, comerciais e religiosos na costa oriental africana (Dasgupta e Pearson, 1987; Hofmeyr, 2018) – incluindo a disseminação de circuitos transregionais de escrita não eurófona (Bonate, 2016; Mutiua, 2014, 2015; Mutiua e Vierke, 2020, 2022). Embora o islão seja professado por cerca de 45% da população africana e 18% entre os moçambicanos, suas representações literárias e artísticas seguem pouco investigadas, como uma espécie de ‘bordado oculto’ (Leite, 2020), o que abre espaço para a exploração académica do tema. A investigação proposta procura, assim, integrar-se nas discussões sobre o Índico enquanto “unidade de análise” (Bose, 1998), “lugar de criação do mundo e topografia da memória” (Leite, 2018), “metáfora visual” (Fendler, 2018) e “arquivo líquido” (Vergès, 2003; Falconi, 2013; Brugioni, 2019).
A participação do CEsA neste projecto reforça a desejada internacionalização das parcerias com outros centros de referência sobre África e contribui para a inovação científica no domínio dos Estudos Africanos.
Leia mais:
CEsA integra novo projecto de investigação sobre arquitectura, colonialismo e trabalho em África
Autoria: Comunicação CEsA (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) com informações da Doutora Fernanda Gallo
Imagem: Reprodução