Aula Aberta e Encontro com Jovens Ativistas | The Cause of Western Sahara
A Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental (AAPSO), com o apoio da Representação da Frente POLISARIO em Portugal, e a investigadora do CEsA/ISEG Research e professora do ISEG Susana Réfega, no âmbito da disciplina de Social Activism and Global Change/Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (ISEG, Universidade de Lisboa), convidam para
Aula Aberta e Encontro com Jovens Ativistas
Tema: The Cause of Western Sahara
Oradores: Mamina Cheij Malanin (UESARIO – União de Estudantes de Saguia El Hamra e Rio de Oro) e Yaguta El-mokhtar Moulay (Observatório Saharaui de Recursos Naturais e Proteção Ambiental)
Data: 20 de Outubro de 2025 (segunda-feira)
Hora: 18h00-20h00
Local: Auditório 2, 2.º Piso do Ed. Quelhas, ISEG (Entrada pela Rua do Quelhas 6 1200-731, Lisboa, Portugal)
Evento presencial e com entrada livre. A sessão será em inglês.
Sobre os oradores

Mamina Cheij Malainin
Viveu nos campos de refugiados saharauis (Argélia), bem como na Mauritânia, em Espanha e na Suíça. Desde 2010, dedica-se à defesa da causa saharaui, participando em manifestações, palestras e campanhas de sensibilização. Desde o início da sua carreira universitária como tradutor e intérprete, tem trabalhado na criação de várias associações e plataformas estudantis de apoio ao povo saharaui. Em 2014, um grupo de estudantes criou a SAG (Ação Sahara Granada) e, em 2017, participou na criação da APESORS (Associação de Apoio aos Surdos Saharauis). Em 2020, filiou-se na UESARIO (União de Estudantes de Saguia El Hamra e Rio de Oro). Em 2022, participou no 16.º Congresso da Frente POLISARIO e, no mesmo ano, filiou-se também na Rede Ecossocial Saharaui. Tem estado igualmente envolvido de forma ativa com associações comunitárias saharauis em diferentes locais na Mauritânia, em Espanha e na Suíça.

Yaguta El-mokhtar Moulay
Diretora do Observatório Saharaui de Recursos Naturais e Proteção Ambiental, onde lidera esforços para monitorizar, documentar e defender a causa contra a exploração dos recursos naturais no Sahara Ocidental. Coordenadora Internacional da UJSARIO, representa o movimento juvenil saharaui em fóruns globais. Além disso, desempenha as funções de Coordenadora da Sociedade Civil e das ONG Internacionais para o Sahara Ocidental no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, facilitando a advocacia conjunta e o envolvimento com os mecanismos da ONU. Membro do Grupo de Trabalho de Genebra sobre Direitos Humanos no Sahara Ocidental, contribui para a coordenação estratégica de alto nível em questões de direitos humanos relacionadas com a ocupação em curso e os direitos do povo saharaui.
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução
