Redes e Parcerias - CEsA

Redes e Parcerias

O projeto de internacionalização é uma das prioridades do CEsA, estabelecendo redes e parcerias importantes na área de Estudos de Desenvolvimento.

Parcerias Académicas

CEComp – Centro de Estudos Comparatistas

O CEComp – Centro de Estudos Comparatistas é uma unidade de investigação da Faculdade de Letras (FLUL) da Universidade de Lisboa. Fundado em 1998, a investigação do CEComp promove uma reflexão sobre os desafios epistemológicos colocados pelo Comparatismo e, por isso, situa-se na fronteira de várias disciplinas das Humanidades e Ciências Sociais, contribuindo para que venham a surgir novos campos interdisciplinares.

O CEsA e o CEComp firmaram um protocolo de parceria em julho de 2023 para a realização de atividades, projetos e iniciativas, em especial no quadro dos Estudos Literários e Culturais Africanos. A parceria tem por objetivo colaborar nos domínios da investigação e desenvolvimento de estudos relacionados com temáticas relevantes e na implementação de iniciativas conjuntas, como conferências, cursos ou seminários.

Eadi - redes e parcerias CEsA

EADI – European Association of Development Research and Training Institutes

A EADI – Associação Europeia de Institutos de Investigação e Formação para o Desenvolvimento é a principal rede europeia no campo dos Estudos de Desenvolvimento.

Com mais de 100 membros institucionais em mais de 25 países, organiza atividades e fornece plataformas para a criação de redes e intercâmbios internacionais com um forte enfoque interdisciplinar. Reúne um conjunto amplo de centros de pesquisa sobre o Desenvolvimento e Cooperação Internacional, think tanks, organismos nacionais e investigadores de toda a Europa. O principal objetivo da rede é facilitar o diálogo entre os diversos atores envolvidos nesta área de investigação, identificar as necessidades e partilhar ideias e informação.

O CEsA é membro desta rede desde 1992 e, em abril de 2023, tornou-se Premium Member. As línguas oficiais da EADI são o inglês e o francês. A EADI é financiada através das quotas dos membros, bem como pelo Ministério Federal de Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ).

Os eventos emblemáticos da EADI são as Conferências Gerais de três em três anos que reúnem a comunidade mais vasta de Investigação para o Desenvolvimento em torno de um tema específico. No ano de 2023, o CEsA e o ISEG acolheram a conferência  “EADI CEsA Lisbon Conference 2023: Towards New Rhythms of Development”, de 10 a 13 de julho, em conjunto com o EADI.