EADI – European Association of Development Research and Training Institutes

EADI é a principal rede profissional para o Desenvolvimento e estudos regionais na Europa, que reúne um conjunto amplo de centros de pesquisa sobre o Desenvolvimento e Cooperação Internacional, think tanks, organismos nacionais e investigadores de toda a Europa. O principal objectivo da rede é facilitar o diálogo entre os diversos actores envolvidos nesta área de investigação, identificar as necessidades e partilhar ideias e informação.

O CESA é membro membro desta rede.

OMR – Observatório do Mundo Rural

O CESA firmou parceria com o OMR com objectivo de reforço dos laços institucionais com Moçambique para fins de investigação sobre o mundo rural.

ACEP – Associação para a Cooperação entre os Povos

O CESA desenvolve várias iniciativas conjuntamente com a ACEP, nomeadamente a edição da Mundo Crítico – Revista de Desenvolvimento e Cooperação e Bolsas de Jornalismo para o Desenvolvimento, entre outros, como projectos e conferências.

KIEP – Korea Institute for International Economic Policy

O CESA estabeleceu um memorando de entendimento com o KIEP para delinear o esquema de cooperação entre as duas instituições. A cooperação no âmbito deste Memorando poderá incluir as seguintes actividades: (a) investigação conjunta; (b) troca de informações; (c) intercâmbio de Recursos Humanos e (d) colaboração em actividades académicas.

Kapuscinski Lectures

O CESA é a única instituição portuguesa a integrar a rede de universidades das Kapuscinski Lectures – uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e da Comissão Europeia. Desde 2009, já foram organizadas 40 conferências com investigadores de renome na área do Desenvolvimento em diversas universidades europeias, incluindo o ISEG em Março de 2012.

Sinergias (links importantes)

AEGIS – Africa-Europe Group for Interdisciplinary Studies

O AEGIS é uma rede de investigação constituída por centros de estudos europeus que tem como objectivo criar sinergias entre investigadores e instituições. Com enfoque nas Ciências Sociais e Humanas, o AEGIS pretende ainda contribuir para um melhor conhecimento sobre as sociedades africanas contemporâneas.

CEMAf– Centre D’Études des Mondes Africains

O CEMAf é um laboratório interdisciplinar (História, Etnologia, Antropologia Jurídica, Ciências Políticas), cuja investigação se concentra no continente africano e centra-se em cinco eixos temáticos: Epistemologia e saberes, Mutações africanas e globalização, Estados, espaços e memórias, Configurações políticas, mobilizações identitárias e dinâmicas religiosas, Desenvolvimento e construções sociais, ambiente e saúde.

Centre Émile Durkheim – Science Politique et Sociologie Comparatives

O Centre Emile Durkheim é uma unidade mista de investigação, integrada na Universidade de Bordéus. Trata-se de um laboratório que ocupa uma posição original na paisagem científica francesa, focada nas questões do Desenvolvimento e na sistematização dos métodos comparativos em sociologia e ciência política.

CODESRIA – Council for the Development of Social Science Research in Africa

O CODESRIA é um centro sediado em Dacar, no Senegal. Fundada em 1973, identifica-se como uma organização pan-africana de pesquisa independente, centrada sobretudo na investigação em ciências sociais em África.

EHESS – L’École des Hautes Études en Sciences Sociales

Fundada em 1947, a EHESS integra 47 centros de investigação, nos quais centra a sua actividade científica e editorial, privilegiando a interdisciplinaridade e a transversalidade dos domínios e métodos.

SOASSchool of Oriental and African Studies

O SOAS, integrado na Universidade de Londres, é a única instituição de ensino superior do Reino Unido especializada nos estudos de Ásia, África e Médio/Extremo Oriente.

Outras

PLOTINA – Promoting gender balance and inclusion in research, innovation and training

African Development Bank Group

IESE – Instituto de Estudos Sociais e Económicos