E-mail de contacto

Tipo:

Integrado

Nota biográfica

Doutorado (2003) em Estudos Africanos Interdisciplinares em Ciências Sociais, com o tema “As políticas de ajustamento estrutural e o bem-estar das famílias urbanas na cidade de Bissau, 1986 – 1994 – 1998 – 2001”, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE). Curso de Informática de Estatística no Instituto Nacional de Administração de Lisboa (1985). Licenciatura em Economia na mesma Universidade (1975/79). Bacharelato em Economia na Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão/ISEG (1968). Desde 2014 até ao presente, desenvolve actividade como docente/coordenador de Introdução à Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e de Políticas e Gestão da Segurança Social na Licenciatura de Administração Pública (UA, Instituto Camões e ICL); bem como de Relações Político – Culturais do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais, Mestrado em Estudos Chineses e opção livre no Programa Doutoral Conjunto em Estudos Culturais das Universidades do Minho e de Aveiro, Desenvolvimento e Cooperação Internacional, disciplina aberta na Licenciatura de Administração Pública e Administração Pública Portuguesa – Fundamentos e Modelos, na Licenciatura de Administração Pública. Ocupou, de 2010 a 2014, o cargo de Coordenador Geral para a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento na Universidade de Aveiro. Foi consultor internacional, desde 1985 até ao presente, com missões em todos os PALOP e Timor Leste para Organizações Internacionais como o Banco Mundial, PNUD, OIM e União Europeia em países como Portugal, Suécia, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Entre 1986 e 1987, foi assessor para a estatística do Ministro do Plano da Guiné-Bissau; entre 1998 e 2003 foi assessor do Ministro da Solidariedade e Segurança Social para a organização do Departamento de Cooperação para o Desenvolvimento; e, entre 2008 e 2012, foi assessor do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, para dinamizar o Fórum da Sociedade Civil para a Cooperação para o Desenvolvimento. Ínvestigador responsável de projetos com financiamento público e privado, nacional e internacional. Dos quais se destacam: “Memória de África e do Oriente” (UA e CEsA/ISEG); “Dicionário da Cooperação para o Desenvolvimento” (juntamente com o Prof. João Estêvão – CEsA/ISEG); “O cluster como instrumento teórico e prático da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento portuguesa: o caso de Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Angola”; “Estudo diagnóstico da diáspora guineense em Portugal e França”, etc.

Áreas de Investigação
  • Cooperação Internacional
  • Direitos Humanos
  • Migrações
  • Pobreza
  • Formação
  • Produção Estatística
Ciência ID

3811-B7F0-B2EE

Name

Contact E-mail

carlos.sangreman@ua.pt

Type:

Integrated

Short Biography

Doctor (2003) in Interdisciplinary African Studies in Social Sciences, with the theme Structural adjustment policies and the well-being of urban families in the city of Bissau, 1986 – 1994 – 1998 – 2001, at the Higher Institute of Sciences Of Labor and Enterprise (ISCTE). Course of Statistical Informatics at the National Institute of Administration of Lisbon (1985). Degree in Economics at the same University (1975/79). Bachelor in Economics at the Technical University of Lisbon, Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (1968).

From 2014 until the present, he has worked as a lecturer/coordinator of Introduction to International Cooperation for Development and Social Security Policy and Management in the Public Administration Degree (UA, Instituto Camões and ICL); As well as Political – Cultural Relations of the Master’s Degree in Languages ​​and Business Relations, Master’s Degree in Chinese Studies and free option in the Joint Doctoral Program in Cultural Studies of the Universities of Minho and Aveiro, International Development and Cooperation, an open course in Public Administration and Portuguese Public Administration – Foundations and Models, in the Degree of Public Administration.

From 2010 to 2014, he held the position of General Coordinator for International Cooperation for Development at the University of Aveiro. He has been an international consultant from 1985 to present with missions in all PALOP and East Timor for International Organizations such as the World Bank, UNDP, IOM and European Union in countries like Portugal, Sweden, Cape Verde and Guinea Bissau. Between 1986 and 1987, he was adviser to the statistics of the Minister of Planning of Guinea-Bissau. Between 1998 and 2003 he was advisor to the Minister of Solidarity and Social Security for the organization of the Department for Development Cooperation. And, between 2008 and 2012, he was advisor to the Secretary of State for Foreign Affairs and Cooperation, to energize the Civil Society Forum for Development Cooperation. He is researcher in charge of projects with public and private financing, national and international – of which: “Memória de África e do Oriente” (UA & CEsA/ISEG); “Dicionário da Cooperação para o Desenvolvimento” (with Prof. João Estêvão – CEsA/ISEG); “O cluster como instrumento teórico e prático da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento portuguesa: o caso de Moçambique, Timor Leste, São Tomé & Príncipe & Angola”; “Estudo diagnóstico da diáspora guineense em Portugal e França”, etc.