E-mail de contacto

Tipo:

Integrado

Nota biográfica

Doutorada (2003) em Estudos Africanos Interdisciplinares em Ciências Sociais com a dissertação Estratégias de Sobrevivência e Reprodução Social de Famílias na Periferia de Maputo (ISCTE-IUL). Grau de Mestre (1995) em Estudos Africanos, com especialização em Desenvolvimento Económico e Social em África: análise e gestão, com a dissertação Estudo de Famílias Deslocadas na Cidade de Maputo: análise das relações e comportamentos sócio-económicos (ISCTE-IUL). Licenciatura em Antropologia (1998), com a dissertação A introdução do Colonialismo Moderno em Moçambique (UNL, 1988). Foi entre 2008 e 2013 investigadora auxiliar no Centro de Estudos Africanos (CEA-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa e directora da revista científica internacional Cadernos de Estudos Africanos. Colabora como docente no Mestrado de Desenvolvimento Comunitário no ISPA-Instituto Superior de Psicologia Aplicada, no Mestrado em Gestão e Planeamento de Assentamentos Informais, na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico/Universidade Eduardo Mondlane e é formadora no âmbito do DECODE – Diploma de Especialização em Cooperação para o Desenvolvimento – INA (Instituto Nacional de Estatística). Exerce igualmente actividades de consultoria em diversas áreas do desenvolvimento estando presentemente a realizar uma pesquisa para a UNICEF sobre Desenvolvimento Infantil em Moçambique. É investigadora colaboradora CEsA/CSG.

Áreas de Investigação
  • Estudos Africanos Interdisciplinares em Ciências Sociais
Name

Type:

Integrated

Short Biography

Ph.D.(2003) in Interdisciplinary African Studies in Social Sciences with the dissertation Estratégias de Sobrevivência e Reprodução Social de Famílias na Periferia de Maputo (ISCTE-IUL). Master’s Degree (1995) in African Studies, specializing in Economic and Social Development in Africa: analysis and management, with the dissertation Estudo de Famílias Deslocadas na Cidade de Maputo: análise das relações e comportamentos sócio-económicos (ISCTE-IUL). Degree in Anthropology (1998), with the dissertation A introdução do Colonialismo Moderno em Moçambique (UNL, 1988). Between 2008 and 2013 she was an assistant researcher at the Center for African Studies (CEA-IUL) of the University Institute of Lisbon and director of the international scientific journal Cadernos de Estudos Africanos. She collaborates as a professor in the Master’s Degree in Community Development at ISPA-Instituto Superior de Applied Psychology, in the Masters in Management and Planning of Informal Settlements, at the Faculty of Architecture and Physical Planning / Eduardo Mondlane University and is a trainer within the scope of DECODE – Cooperation for Development – INA (National Statistics Institute). It also carries out advisory activities in various areas of development and is currently conducting research for UNICEF on Child Development in Mozambique.

ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa