PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE


Dossiê "Mulheres na imprensa periódica colonial: discursos e representações" - nº39 da Revista ex aequo (2019)

O Dossiê "Mulheres na imprensa periódica colonial: discursos e representações", coordenado pela nossa investigadora Jessica Falconi (CEsA/CSG-ISEG) e Doris Wieser (CEC-FLUL), enquadra o nº 39 da Revista ex aequo da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM). Este Dossiê inclui artigos sobre escrita e representação das mulheres na imprensa periódica colonial em Portugal e nas antigas colónias de Cabo Verde, Angola, Moçambique e Goa. A ex aequo é uma publicação internacional de periodicidade semestral, fundada pela APEM, em 1999, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento, visibilização e legitimação do conhecimento produzido no âmbito dos Estudos sobre as Mulheres/ Estudos feministas/ Estudos de Género, indexada à SCOPUS, SCIELO, Crossref, entre outras plataformas bibliográficas.

+info aqui

CineGrafias Moçambicanas: Memórias & Crônicas & Ensaios (2019)

Em resultado da parceria entre a nossa investigadora Ana Mafalda Leite (CEsA/FLUL), Carmén Tindó Secco (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e do realizador e escritor moçambicano Luís Carlos Patraquim, nasce CineGrafias Moçambicanas: Memórias & Crônicas & Ensaios (2019), um livro que pretende dar destaque e reconhecimento ao filmes e aos realizadores moçambicanos.  A publicação colige entrevistas (ensaios e crónicas) de cineastas moçambicanos e analisa obras consagradas de Ruy Guerra, Camilo de Sousa, Licínio Azevedo, Isabel Noronha, Sol de Carvalho, João Ribeiro e Yara Costa. Integra, também, a investigação produzida no âmbito dos projectos NEVIS - Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-Colonial e NILUS - Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono, ambos acolhidos pelo CEsA.

+info aqui

Capítulo de livro: "A liderança chinesa da nova ordem económica asiática impacto na governação financeira global" na edição O Multilateralismo: Conceitos e Práticas no Século XXI (2019)

O nosso investigador Luís Mah publicou o capítulo de livro "A liderança chinesa da nova ordem económica asiática impacto na governação financeira global" (pp. 141-160), na colectânea O Multilateralismo: Conceitos e Práticas no Século XXI (2019), com organização de Sandra Fernandes (Universidade do Minho) e Licínia Simão (CES/UC). Esta publicação apresenta uma leitura dialógica do multilateralismo assente no nexo reflexão-ação e apresenta um conjunto de contribuições ilustrativas dos principais actores e temáticas das práticas multilaterais, contemplando ainda as relações da União Europeia com a Rússia e o continente africano, a política externa norte-americana, do Brasil, de Portugal e a nova ordem económica asiática, liderada pela China.

+info aqui

Artigo "The challenges and the opportunities of the Belt and Road Initiative for participating countries: the case of Timor-Leste" no E-book The Challenges, Development and Promise of Timor-Leste (2019)

O nosso investigador Enrique Martínez Galán publicou o artigo "The challenges and the opportunities of the Belt and Road Initiative for participating countries: the case of Timor-Leste" (capítulo II, pp. 105-135) no E-book The Challenges, Development and Promise of Timor-Leste (Eds. Peng I.K.; Leandro, F.J.B.S. & Afonso-Henriques), uma edição do Institute for Research on Portuguese-speaking Countries, da Universidade Cidade de Macau, China. O artigo debruça-se sobre a rota económica e comercial entre Timor-Leste e a China, encontrando-se disponível em acesso aberto.

Ler aqui

Revista Mundo Crítico: Cooperação para o desenvolvimento: Interesses nacionais ou agenda do bem comum? (nº3, fev. 2019)

"Por esta 3ª Edição da Mundo Crítico passam algumas questões das questões que hoje se colcoam à cooperação para o desenvolvimento, a nível internacional e também nacional, procurando contribuir para um retrato, diverso e a várias vozes, sobre uma realidade que está a sofrer grandes mutações, tanto em termos conceptuais como de políticas e práticas, que podem mesmo pôr em causa a cooperação como valor nas relações entre espaços geográficos, políticos e culturais. [...]"

Descarregue a versão digital aqui [PDF]

Dossier temático "Espaços transnacionais: Narrativas do Oceano Índico", Revista Remate de Males , vol. 38, n. 1 (2018)

O dossier temático “Espaços transnacionais: Narrativas do Oceano Índico”, coordenado por Ana Mafalda Leite (CEsA/FLUL), Jessica Falconi (CEsA/FLUL) e por Elena Brugioni (Unicamp), constitui um dos resultados das pesquisas e das colaborações científicas e institucionais desenvolvidas no âmbito de dois projectos em curso na Universidade de Lisboa (CEsA, Lisboa) - NILUS: Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono - e na Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Situa-se na área dos Estudos do Oceano Índico (Indian Ocean Studies) e agrupa vários artigos com inscrição em diversos campos do saber, que incluem o estudo e a análise cultural de diversos contextos geográficos e espaciais, nomeadamente de África, Ásia e Europa.

A publicação encontra-se em acesso aberto aqui.

Revista Mundo Crítico: Inovação. Imaginar novos percursos para o desenvolvimento (nº 2, jun. 2018)

"O que é o 'novo' na 'inovação e desenvolvimento?'? Foi a partir desta pergunta que lançámos o desafio para esta segunda edição da Mundo Crítico, procurando cruzar diferentes práticas, experiências e olhares sobre a agenda da 'inovação' na cooperação internacional para o desenvolvimento. [...]" [website]

Descarregue a versão digital da revista aqui [PDF]. DOI: 10400.5/15816

Revista Mundo Crítico: A propósito de fragilidades e complexidades do desenvolvimento (nº 1, jan. 2018)

"Numa era de múltiplos desafios, da escala local à escala global, "Mundo Crítico – Revista de desenvolvimento e cooperação" quer responder à necessidade de debate entre actores sociais públicos e privados, de maior ou menor dimensão, de âmbito geográfico ou temático, com um empenhamento crítico, persistente e dialogante. [...]" [website]

Descarregue a versão digital da revista aqui [PDF]. DOI: 10400.5/15813

The Cluster as Theoretical and Practical Tool for Portuguese International Cooperation for Development: The Cases of Mozambique and Angola (2017) [EN] DOI: 10400.5/15402

Com coordenação de Carlos Sangreman, esta publicação é uma tradução inglesa do título original "O Cluster como ferramenta teórica e prática da Cooperação Internacional Portuguesa para o Desenvolvimento: o caso de Moçambique, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe e Angola" (2012), mas circunscreve a abordagem aos casos de estudo de Moçambique e Angola. Ambas as publicações resultaram do projecto desenvolvido em 2009 (PTDC/AFR/11168/2009), financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no domínio dos Estudos Africanos.

Descarregue a versão E-book em inglês aqui [PDF].
Descarregue a versão E-Book em português aqui [PDF]

Desafios para Moçambique (2017)

Com organização do investigador Carlos Castel-Branco (CEsA/IESE) e de Luís de Brito, Sérgio Chichava, Salvador Forquilha e António Francisco, este é o oitavo número da série "Desafios para Moçambique", iniciada pelo IESE (Instituto de Estudos Económicos e Sociais, Maputo, Moçambique) em 2010. Este número faz um balanço do contributo intelectual do IESE ao longo dos últimos dez anos, localizando a sua investigação no contexto mais geral da literatura sobre o tema, sistematizando os contributos e antevendo caminhos futuros para o IESE.

Emprego e Transformação Económica e Social em Moçambique (2017)

O IESE lança o livro “Emprego e Transformação Económica e Social em Moçambique”. Organizado por Carlos Nuno Castel-Branco, director de investigação no IESE, professor no ISEG e nosso membro, juntamente com Carlos Muianga e Rosimina Ali, este livro reúne 13 artigos que resultam da pesquisa realizada por investigadores/as permanentes e associados/as do IESE ao longo da última década. A publicação desta colectânea, que se insere na celebração do 10º aniversário do IESE, visa apoiar e informar o debate nacional sobre a promoção de emprego decente em Moçambique, bem como organizar e documentar as principais publicações do IESE sobre esta temática.


Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e a Cooperação para o Desenvolvimento (2017)

O Gabinete de Estratégia de Estratégia e Planeamento do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (GEP/MSESS), em resultado da vontade de de sistematizar reflexões acerca das práticas no âmbito da Cooperação e o Desenvolvimento, designadamente com os países de língua oficial portuguesa, organizou uma publicação à qual intitulou "Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e a Cooperação para o Desenvolvimento". Esta publicação compila, na primeira parte, um conjunto de textos de vários autores convidados que reflectem sobre o tema da Cooperação Portuguesa. A segunda parte do livro expõe o trabalho desenvolvido pela equipa da Cooperação do GEP/MSESS, nos anos mais recentes.

Observando Direitos na Guiné-Bissau: educação, saúde, habitação, água, energia, saneamento, justiça e meios de subsistência (2017)

De autoria de Carlos Sangreman, este livro compila os dados recolhidos durante o terceiro e último ano do projecto "Observatório de Direitos". Analogamente às publicações anteriores homónimas, este livro disponibiliza uma análise dos dados recolhidos durante o ano 2016 nas zonas inquiridas da Guiné-Bissau, em função dos indicadores: educação básica, saúde, habitação, água, energia, saneamento, justiça e meios de subsistência (alimentação). Resulta de um projecto executado em parceria com a ONGD Portuguesa ACEP (Associação para a Cooperação Entre os Povos), o CEsA (Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina) e a LGDH (Liga Guineense dos Direitos Humanos), e financiado pela União Europeia e co-financiado pelo Camões (Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa), que visa a promoção dos Direitos Humanos neste país.

7ª Edição da série Desafios para Moçambique (2016) - e-book disponível!

Disponível a 7ª edição da série “Desafios para Moçambique” (2016) do IESE (Instituto de Estudos Sociais e Económicos, Maputo, Moçambique), iniciada em 2010, com o objectivo de contribuir para a análise e debate público de desafios económicos, sociais e políticos considerados relevantes. A temática escolhida foi o ”Programa Quinzenal do Governo" (PQG), aprovado em início de 2015, com base no Manifesto Eleitoral do Partido Frelimo, sufragado nas eleições gerais de 15 de Outubro de 2014.

Descarregue o e-book aqui.

Observando Direitos na Guiné-Bissau: – educação, saúde, habitação, água, energia, saneamento, justiça e meios de subsistência (2016)

Este livro, da autoria do Prof. Carlos Sangreman (CEsA/CSG), consiste numa análise global por temas de Direitos Humanos realizada em 2015 que se pretende contributo para desenvolver uma cultura dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau, tendo em conta os seguintes indicadores: educação básica, saúde, habitação, água, energia, saneamento, justiça e meios de subsistência (alimentação). Resulta de um projecto executado em parceria com a ONGD Portuguesa ACEP (Associação para a Cooperação Entre os Povos), o CEsA (Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina) e a LGDH (Liga Guineense dos Direitos Humanos), e financiado pela União Europeia e co-financiado pelo Camões (Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa).

História da Moeda em Cabo Verde – Do início do povoamento à actualidade (2015)

Este livro, da autoria do Prof. João Estêvão (CEsA/CSG-ISEG), resultou de um projecto História da Moeda em Cabo Verde, encomendado pelo Banco de Cabo Verde, em Julho de 2012, que teve como objectivo promover a produção de uma nova história da moeda em Cabo Verde, desde o início do povoamento até à actualidade. Os resultados obtidos permitiram preparar um produto equilibrado na abordagem dos diferentes períodos históricos monetários de Cabo Verde. Este projecto é relevante, porque se verificava um défice na tradição de estudos sobre a moeda em Cabo Verde e insipiência de trabalhos sistemáticos numa perspectiva de longa duração. Esta publicação resulta de uma iniciativa conjunta entre o CEsA e o Banco de Cabo-Verde.