SARA DOURADO

RESUMO BIOGRÁFICO / brief biography [+]

Mestre (2010) em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, com o tema “Institucionalização da Propriedade na Gestão de Recursos no México”, no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Licenciatura em Gestão na mesma Universidade (2003/07). Curso de Desenvolvimento de empresas através da cadeia de valor e serviços de mercado no Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) (2014). Vários anos de experiência profissional em cooperação internacional, na implementação de projetos e prestação de serviços de consultoria, principalmente nos setores de acesso a água potável e acesso a energia moderna, fiável e economicamente acessível. Intervenção em vários países, nomeadamente Guiné-Bissau, Cabo Verde, Senegal, Burkina Faso, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Timor-Leste. Experiência no desenvolvimento de análises de mercado, estudos de viabilidade, planos de negócios e estratégias de reforma institucional com foco na promoção de serviços energéticos. Coordenadora da formulação e desenvolvimento do conceito de negócio selecionado como finalista no Concurso de Planos de Negócios de Financiamento de Energia Limpa do Fórum da WAFCEF - África Ocidental (Accra, 2013). Especialização em inclusão de gênero e inclusão social, incluindo revisão e desenvolvimento de estratégias de inclusão social e integração de género. Experiência em todas as fases de gestão do ciclo do projeto (PCM), incluindo avaliação de projeto / programa de projetos de energia e no desenvolvimento de ferramentas de monitoramento e avaliação (como o ECREEE, PNUD, União Europeia, Banco Mundial, Millennium Challenge Corporation, Camões – CICL ou Agência de Cooperação Espanhola). Foco no uso de métodos quantitativos e qualitativos, sustentados por abordagens participativas, como pesquisas, grupos focais ou entrevistas semiestruturadas.

ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO / expertise

• Cooperação Internacional