RICARDO REAL PEDROSA DE SOUSA

RESUMO BIOGRÁFICO / brief biography [+]

Ricardo Real Pedrosa de Sousa é Professor Auxiliar e coordenador do programa de mestrados do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Investigador integrado do OBSERVARE e diretor adjunto do OBSERVARE e da Revista JANUS.NET, e-journal of International Relations. Doutorado pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais da Universidade Erasmus de Roterdão, Países Baixos, com uma tese nas áreas de Relações Internacionais e Ciência Política. Durante o doutoramento foi membro da Escola de Investigação sobre a Paz e Conflito na Noruega organizada pela Universidade de Oslo, pelo Instituto de Investigação sobre a Paz em Oslo e pela Universidade Norueguesa para a Ciência e Tecnologia. Tem um Mestrado em Desenvolvimento da Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, Reino Unido, um diploma de estudos avançados em Estudos Africanos do Centro de Estudos Africanos do Instituto Universitário de Lisboa e uma licenciatura em Gestão do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Anteriormente trabalhou como investigador em Portugal, em agências das Nações Unidas em Timor-Leste e Guiana e como consultor de gestão em Portugal. A sua investigação situa-se na área dos Estudos da Paz e da Guerra desenvolvida com uma abordagem multidisciplinar utilizando métodos mistos de pesquisa. Os seus temas de interesse são guerras civis e outras formas de violência política, a “maldição dos recursos”, intervenções externas e organizações internacionais com um mandato de segurança. Tem publicações sobre a região Africana, o Corno de África, Angola, Somália, as Nações Unidas e a União Africana.

ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO / expertise

• Relações Internacionais