JESSICA FALCONI

Jessica Falconi é investigadora auxiliar no CEsA/CSG, ISEG, Universidade de Lisboa. É doutorada em Estudos Ibéricos pela Universidade de Nápoles (Itália) “L’Orientale”, onde leccionou na área das literaturas lusófonas e da língua portuguesa. Entre 2010 e 2017 foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal), tendo desenvolvido a sua investigação junto do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e, posteriormente, junto do CEsA. Em 2018 foi professora visitante na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) onde dirigiu o Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões. Tem participado em diversos projetos de investigação e tem publicado em revistas nacionais e internacionais na área das literaturas e dos cinemas africanos de língua portuguesa, com especial enfoque na literatura moçambicana. É também tradutora de português para italiano, tendo traduzido diversas obras literárias de língua portuguesa.

PUBLICAÇÕES RECENTES / latest publications

• Falconi, Jessica/Wieser, Doris (org.) (2019): Mulheres na imprensa colonial: discursos e representações (dossier), ex aequo – Revista da associação portuguesa de estudos sobre as mulheres, 39.
  • Falconi, Jessica, “Histórias Entrelaçadas: narrativas documentárias entre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde”, in Leite, Ana Mafalda, Carmen Lucia Tindó Secco, Hillary Owen e Ellen W. Sapega (Orgs.) Nação e Narrativa Pós-Colonial – III Literatura & Cinema. Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé E Príncipe – Ensaios. Lisboa: Colibri, 2019, p. 203-217.
  • Leite, Ana Mafalda / Falconi, Jessica / Brugioni, Elena (org.) (2018): Espaços transnacionais: narrativas do Oceano Índico (dossier), Remate de Males, 38.

• ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO / expertise

CONTACTOS/CONTACTS