Diálogos Luso-Brasileiros: Ciclo de Conversas sobre Economia Política Contemporânea
Diálogo#1: Economia do Desenvolvimento, com Ricardo Carneiro da UNICAMP e José Reis da FEUC/CES

Num tempo em que a universidade pública é chamada a se posicionar perante os novos ventos da política, o pensamento e a capacidade de pensar sobre temas estruturantes de nossas sociedades é uma condição indispensável para apreendermos nosso lastro histórico, económico e sociopolítico, identificando os dilemas do mundo ibero-americano e olhando o futuro com consciência e um sentido crítico construtivo. Neste propósito, apresentamos o ciclo de conferências "Diálogos Luso-Brasileiros", que colocam 'mano-a-mano' investigadores de referência, um português e um brasileiro, em torno de problemas centrais, teóricos e empíricos, da Economia Política Contemporânea. Este ciclo de conferências será acolhido pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), de 2 de outubro até 16 de dezembro de 2019.
Dia 2 de outubro, iniciam as hostes com o diálogo em torno da Economia do Desenvolvimento, com os intervenientes Ricardo Carneiro, professor de Economia Política na UNICAMP, Brasil, e José Reis, professor de Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e investigador do CES – Centro de Estudos Sociais.

Entrada livre, com limite de lotação.

► Descarregar o cartaz/programa aqui.

► Detalhes da iniciativa aqui

Palestra "Economia de tráfico, economia camponesa e economia de serviços: uma leitura da sociedade cabo-verdiana na longa duração", com o Prof. João Estêvão

A Sociedade de Geografia de Lisboa recebe o professor João Estêvão, nosso investigador, para falar sobre “Economia de tráfico, economia camponesa e economia de serviços: uma leitura da sociedade cabo-verdiana na longa duração." Esta palestra acontece no âmbito da Conferência promovida pela Comissão Africana, com lugar no dia 3 de outubro de 2019, pelas 17h00, no Auditório Adriano Moreira.

2 OUT'19 | Ciclo de Conversas AFROPORT - Afrodescendência em debate

O Projeto AFRO-PORT: Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa convida para a Conversa "Afrodescendência em Debate", integrada no Ciclo de Debates AFRO-PORT, com lugar na Casa Ninja (Av. Duque de Loulé 3A, Lisboa), dia 2 de outubro de 2019, às 18h30.
São convidados(as) para a conversa Kitty Furtado, Ana Tavares, Ana Tica, Evalina Dias, Vânia Gala, Rui Landim e Tito, com moderação de Sadiq Habib.
Entrada livre!

Conferência e lançamento do livro "Counter Revolution: The Global Rise of the Far Right", de Walden Bello

O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa, recebe no dia 26 de setembro de 2019, às 18h (Aud. 3, Quelhas), um importante convidado, o Professor Walden Bello, para a conferência e lançamento do seu livro Counter Revolution: The Global Rise of the Far Right.
Walden Bello é Professor Adjunto em Sociologia na Universidade Estadual de Nova Iorque e co-fundador do instituto de investigação Focus on the Global South, sediado em Banguecoque, Tailândia. Foi distinguido com o prémio Right Livelihood Award (alternativo ao Prémio Nobel) pelos seus feitos extraordinários em educar a sociedade civil sobre os efeitos da globalização corporativa e sobre as alternativas a serem implementadas. É um dos principais críticos do actual modelo de globalização económica. É um prestigiado académico e activista, que se debate pela defesa dos Direitos Humanos e da Paz, além de ambientalista e jornalista.
A entrada é livre.

Sessão de apresentação de resultados do Projecto APRO-PORT integrada na iniciativa Memórias Africanas em Portugal na Culturgest

A Culturgest promove ciclo sobre as memórias do período colonial, que acolhe pessoas e projectos das áreas de investigação científica e produção artística. Nesse enquadramento, apresenta dia 26 de setembro, pelas 18h30, o debate Memórias Africanas de Portugal, com vários, entre os quais o projecto AFRO-PORT. Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa, coordenado pela nossa investigadora Iolanda Évora e por Inocência Mata, do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

ler +

Carlos Castel-Branco é keynote Speaker convidado em duas importantes conferências em África

O economista, professor do ISEG e nosso investigador Carlos Castel-Branco estará presente na qualidade de Keynote Speaker convidado em duas importantes conferências: a conferência que assinala os dez anos do IESE - Instituto de Estudos Sociais e Económicos, em Maputo, Moçambique, a ter lugar nos dias 19-20 de setembro 2019, intitulada "Desafios para Moçambique - Dez anos pensando o país"; e na conferência organizada pelo TrustAfrica (TA), pelo Institute for Economic Justice (IEJ) e apoiada pela Open Initiative for West Africa (OSIWA), que se realiza em Dakar, Senegal, nos dias 2-4 de setembro 2019, dedicada ao tema "Challenging Ortodoxies in Economic Thinking in Africa: Exploring Alternatives".