6 JUN 2019 | Seminário em Estudos de Desenvolvimento | "Projecto de Apoio à Intensificação Alimentar (PAIPA) na Guiné-Bissau (2008-2013): Uma Avaliação", com Sónia Frias (CEsA/ISCSP)

Estamos a chegar ao fim da nossa 28ª Edição do Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento. Próximo dia 6 de junho de 2019, apresentamos o último seminário, dedicado à apresentação do "Projecto de Apoio à Intensificação Alimentar (PAIPA) na Guiné-Bissau (2008-2013): Uma Avaliação", com a oradora convidada Sónia Frias, nossa investigadora e Professora no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP).
O Seminário realiza-se no ISEG, das 18h às 20h (Anfiteatro 1, Piso 4, Edifício Quelhas).
A entrada é livre, mediante registo prévio.

► Faça o seu registo aqui!

30-31 MAI e 1 JUN 2019 | Spring Module "Lectures in Socioeconomic Transformation" | Howard Stein (DAAS, University of Michigan)

O Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento e CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG) oferecem a Spring Module "Lectures in Socioeconomic Transformation", com o Keynote speaker convidado Howard Stein, Professor do Departamento de Estudos Afro-americanos e Africanos (DAAS) da Universidade de Michigan (EUA) e membro do Conselho Consultor Externo do CSG. Este seminário conta com o apoio da FLAD - Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento. A Spring Module terá lugar no ISEG, nos dias 30-31 de maio e 1 de junho. A frequência é livre.

► Faça o seu registo aqui!

3 JUN 2019, 11h00 | Projecto NILUS | Seminário "Cinema e Teorias sobre o Índico"

O Projecto NILUS - Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono (FCT PTDC/CPCELT/4868/2014), sob coordenação da Professora Ana Mafalda Leite (FLUL/CEsA, ULisboa), convida para o Seminário "Cinema e Teorias sobre o Índico", com lugar no ISEG, dia 3 de junho de 2019. A entrada é livre, mediante registo prévio. Clique na imagem para visualizar o Programa.

►Registo aqui

3 JUN 2019, 10h30 | Projecto AFROPORT | Palestra "A Escrita Negra em Portugal: Presença Silenciosa?, com a Prof. Rosangela Sarteschi (USP)

O Projecto “Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa” (AFROPORT, Refª FCT PTDC/SOC-ANT/30651/2017) convida para a Palestra "A Escrita Negra em Portugal: Presença Silenciosa?", com a Professora Rosangela Sarteschi, da Universidade de São Paulo, e moderação da Professora Inocência Mata (co-coordenadora do projecto), do Centro de Estudos Comparatistas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O evento terá lugar no dia 3 de junho de 2019, no ISEG (Edifício Miguel Lupi, nº20), pelas 10h30. A sala será anunciada no dia.

29-31 MAI 2019 | Colóquio NÓS - Capacitação, Diversidade e Inclusão Social

O ISEG acolhe, nos dias 29, 30 e 31 de maio, o Colóquio NÓS - Capacitação, Diversidade e Inclusão Social. Segundo as organizadoras, este Colóquio propõe-se a reflectir sobre várias problemáticas sociais, culturais, económicas e políticas, como a exclusão em geral, a violência de género, a violência doméstica, a discriminação étnico-racial, a discriminação com base no género ou na orientação sexual e a desigualdade entre classes. Entre os convidados, estão o Professor do ISEG Francisco Louçã e a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem. A entrada é livre!

► Consulte o Programa integral aqui.

28ª Edição do Programa de Seminários em Estudos de Desenvolvimento 2019 - Registe-se aqui

Desde 28 de fevereiro e até junho, tem lugar no ISEG a Edição 28ª do Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento que, desta vez, inclui seminários organizados pelo ICS, IGOT e ISA. Este ciclo de seminários é proposto no âmbito dos Programas de Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento do ISEG/Universidade de Lisboa. Consulte aqui toda a informação.
Descarregue o Programa aqui

Cadernos de Estudos Africanos. Número especial "Three decades of elections in Africa: what have we learned about democracy?" - Call for papers.
O período de submissão decorre até 31 de maio de 2019.

Intervenções Externas na África Ocidental e no Sahel (1989-2019)- Call for papers
O período de submissão decorre até 31 de maio de 2019.