Chamada de trabalhos: Workshop “Living with Tourism: Paradoxes, Empowerment and Future Direction”


O workshop Living with Tourism: Paradoxes, Empowerment and Future Direction decorrerá de 24 a 25 de setembro de 2020, no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa.
Este workshop convida ao envio de trabalhos que se baseiam em investigações interdisciplinares e empíricas sobre como se (con)vive com o fenómeno do turismo.
Living with Tourism: Paradoxes, Empowerment and Future Direction pretende trazer ao debate uma reflexão sobre os impactos económicos, sociais e culturais do turismo, os seus paradoxos e as suas implicações mais amplas, não só em termos de relações de poder, como também no que diz respeito às relações estabelecidas um determinado espaço e com as comunidades que o habitam.
O workshop convida, também, para uma discussão mais ampla sobre as direcções futuras do turismo, de acordo com as mudanças mundiais relacionadas com a prosperidade económica dos países, novos estilos de vida e de consumo, a emergência de novos mercados, marcas e sectores de atividade e outras temáticas de investigação inovadoras no âmbito dos estudos em turismo.

O Workshop resulta da organização conjunta do CSG - Unidade de Investigação em Ciências Sociais e Gestão (CEsA, SOCIUS, ADVANCE e GHES) e do Programa de Doutoramento em Sociologia Económica e Organizacional do ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Local: ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa

Data: 24 a 25 de setembro 2020

Prazo de envio das submissões de resumos: 30 de maio de 2020

Mais informação sobre condições de participação, keynote speakers e submissões de resumos aqui.



Programa de Seminários em Estudos de Desenvolvimento 2020/ Development Studies Seminars Program 2020


O Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento, Edição 2020, encontra-se suspenso até nova data.
Mantenham-se protegidos!

Anunciamos o Programa de Seminários em Estudos de Desenvolvimento da Edição 2020. Integrado no plano de estudos dos Programas de Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (PDED) do ISEG/Ulisboa, este Ciclo celebra a sua 29ª Edição, prevendo - como vem sendo habitual - um conjunto de convidados e convidadas internacionais que nos virão falar sobre as novas tendências da Cooperação Internacional e do Desenvolvimento no mundo. São conferencistas oriundos/as do universo académico, mas também do contexto da sociedade civil. 

O plano de seminários inclui também uma Spring Module organizada conjuntamente com o Departamento de Economia do ISEG, que se une a esta iniciativa juntamente com vários institutos da Universidade de Lisboa: ICS, IGOT e ISA.

Estes seminários são normalmente gratuitos, mediante registo prévio.

Se solicitado, serão emitidos certificados da presença.


Local: A maioria dos seminários realizam-se no ISEG (Anfiteatro 1, Edifício Quelhas, Lisboa)

Datas: De fevereiro a maio de 2020

Hora: 18h - 20h


Organização científica: 

CEsA - Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento/ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

ICS - Instituto de Ciências Sociais

ISA - Instituto Superior de Agronomia

IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território





Edições anteriores/Previous editions


Acompanhe esta divulgação na nossa página Development Studies

Inscrições aqui





Registo de imagens e audio:

O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz durante as suas actividades e eventos, para fins de difusão científica, partilha do conhecimento e preservação da sua actividade. Os convidados dos eventos são informados previamente de que o evento está sujeito a essa recolha, podendo manifestar o seu consentimento (ou não) para a disponibilização pública das palestras.