some text

De 10 a 19 de outubro de 2019 | Universidade de São Paulo – USP

some text

Org.

Portugal:

Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA)

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Universidade de Lisboa


Brasil:

Universidade de São Paulo (vários


Apresentação

O Encontro Áfricas Contemporâneas é um evento realizado em parceria  com o Brasil (vários) que reúne um conjunto de convidados que se debruçam sobre temáticas relacionadas com África(s): 'Áfricas' no mundo e o mundo visto a partir de 'Áfricas'.

Estão convidadas e convidados pensadores, activistas e artistas da África do Sul, Cabo Verde, Egipto e Senegal, africanos da diáspora em Portugal, bem como de Inglaterra, em que nas suas obras, nos campos académico, social e política, artístico e cultural, colocam em questão o lugar do continente africano como o território da falta, da perda e da necessidade bem como a diáspora vista apenas sob o ângulo da fuga, da impossibilidade, da fragilidade do continente (económica, social e intersubjetiva) e da subalternidade das suas populações no mundo. Visam, nesse sentido, desmistificar a compreensão das 'Áfricas' e das diásporas desde a perspectiva do colonialismo.
Serão trazidos à cena os movimentos políticos e sociais que se dão nas sociedades africanas actuais; as produções intelectuais a partir do próprio continente e de suas trocas, deslocamentos e fricções; as territorialidades e subversões do espaço; o racismo e as desigualdades contemporâneas; género e diásporas africanas; a memória a partir de documentos históricos africanos; o papel das artes na produção de escritas e registos múltiplos. Tais temas provocarão debates que fazem tanto pensar a pluralidades de realidades africanas actuais, como seus aportes para reflectir sobre as dimensões universais em diferentes campos do saber e do fazer a partir do tema "Áfricas Contemporâneas".
A vinda das convidadas e dos convidados fomentará um intercâmbio necessário com pesquisas académicas e criações artísticas e culturais brasileiras heterogéneas, que poderá se desdobrar no estabelecimento de convénios e parcerias internacionais.
Com este intuito, o evento terá um formato híbrido que dialoga com as diferentes expressões e produções trazidas pelas convidadas e pelos convidados, assim como com o diverso público com quem o evento pretende estabelecer interlocuções.


Formato do Evento

O encontro será composto por conferências, mesas-redondas, colóquios, oficinas, intervenções, performances, projecções audiovisuais, exposições e apresentações musicais que transitarão entre a produção académica e a arte, constituindo pontos de contacto e tensionamentos, e que ocorrerão pela cidade de São Paulo (Brasil); com duração de 9 dias, no período de 10 a 19 de outubro de 2019. 


Público-alvo

O público-alvo do evento será de estudantes de graduação e de pós-graduação, estudantes de nível médio e técnico, professoras e professores, educadoras e educadores sociais, pesquisadoras e pesquisadores, artistas, produtoras/produtores e agitadores culturais, colectivos sociais, movimentos, comunidades, organizações, activistas e demais pessoas interessadas na temática.


Inscrições

O evento é aberto e não terá inscrições prévias, excepto nas actividades que serão realizadas no CPF-SESC (Centro de Pesquisa e Formação do SESC).
Cada local de actividade do evento terá previsto um número máximo de lugares, preenchidos de acordo com a chegada. Oportunamente, será divulgada em breve a lotação máxima de cada actividade.