Novo livro: CineGrafias Moçambicanas: Memórias & Crônicas & Ensaios (2019), de Ana Mafalda Leite

Em resultado da parceria entre Ana Mafalda Leite, nossa investigadora e professora na FLUL, Carmén Tindó Secco, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e do realizador e escritor moçambicano Luís Carlos Patraquim, nasce CineGrafias Moçambicanas: Memórias & Crônicas & Ensaios (2019). Tendo em conta a escassez de informação sobre o cinema moçambicano, esta publicação pretende colmatar essa lacuna; compila entrevistas (ensaios e crónicas) de cineastas moçambicanos e analisa obras consagradas de Ruy Guerra, Camilo de Sousa, Licínio Azevedo, Isabel Noronha, Sol de Carvalho, João Ribeiro e Yara Costa. A publicação integra também a investigação produzida no âmbito dos projectos NEVIS - Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-Colonial e NILUS - Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono, ambos acolhidos pelo CEsA.

► Mais informação aqui

Disponível o Dossiê "Mulheres na imprensa periódica colonial: discursos e representações", coordenado pela nossa investigadora Jessica Falconi (CEsA/CSG) com Doris Wieser (CEC-FLUL)

Encontra-se disponível em acesso gratuito o Dossiê "Mulheres na imprensa periódica colonial: discursos e representações", coordenado por Jessica Falconi (CEsA/CSG-ISEG) e Doris Wieser (CEC-FLUL), do nº 39 da Revista ex aequo - Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Este Dossiê inclui artigos sobre escrita e representação das mulheres na imprensa periódica colonial em Portugal e nas antigas colónias de Cabo Verde, Angola, Moçambique e Goa. A ex aequo é uma publicação internacional de periodicidade semestral, fundada pela Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres – APEM, em 1999, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento, visibilização e legitimação do conhecimento produzido no âmbito dos Estudos sobre as Mulheres/ Estudos feministas/ Estudos de Género. A ex aequo está indexada à SCOPUS, SCIELO, Crossref, entre outras plataformas bibliográficas.

► Ler aqui

Novo artigo de Enrique Martínez Galan sobre a Belt&Road Initiative e o caso de Timor-Leste no E-book The Challenges, Development and Promise of Timor-Leste (2019) - Disponível em acesso aberto

O nosso investigador Enrique Martínez Galán publica o artigo "The challenges and the opportunities of the Belt and Road Initiative for participating countries: the case of Timor-Leste" (capítulo II, pp. 105-135) no título The Challenges, Development and Promise of Timor-Leste (Eds. Peng I.K.; Leandro, F.J.B.S. & Afonso-Henriques), uma edição do Institute for Research on Portuguese-speaking Countries, da Universidade Cidade de Macau, China. O artigo debruça-se sobre a rota económica e comercial entre Timor-Leste e a China, encontrando-se disponível em acesso aberto.

► Ler aqui

Novo capítulo de livro: "A liderança chinesa da nova ordem económica asiática impacto na governação financeira global" (2019), de Luís Mah

O nosso investigador e professor do ISEG Luís Mah publica capítulo sobre "A liderança chinesa da nova ordem económica asiática impacto na governação financeira global" (pp. 141-160), na colectânea O Multilateralismo: Conceitos e Práticas no Século XXI (2019), com organização de Sandra Fernandes (Universidade do Minho) e Licínia Simão (CES/UC). Esta publicação apresenta uma leitura dialógica do multilateralismo assente no nexo reflexão-ação e apresenta um conjunto de contribuições ilustrativas dos principais actores e temáticas das práticas multilaterais, contemplando ainda as relações da União Europeia com a Rússia e o continente africano, a política externa norte-americana, do Brasil, de Portugal e a nova ordem económica asiática, liderada pela China.

► Mais informação aqui