Evento AFROPORT: "Interseccionalidades, Afrodescêndencias e Escritura Contemporânea", com Emerson da Cruz Inácio (USP)

O Projecto AFROPORT está a organizar o seminário "Interseccionalidades, Afrodescêndencias e Escritura Contemporânea", que convida Emerson da Cruz Inácio, Professor associado da Universidade de São Paulo, Brasil, próximo dia 24 de fevereiro de 2020, pelas 10h00, na Sala 104, do Edifício Bento Jesus Caraça, na Rua Miguel Lupi, nº20, no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão.
A entrada é livre.



O CEsA participa no Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB) com dois grupos de trabalho sobre resistências artísticas, culturais e sociais


A nossas investigadoras Jessica Falconi (CEsA/CSG, ISEG) e Simone Amorim (CEsA/CSG) apresentam dois painéis no âmbito do Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB) e do 3º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa, a acontecer em Coimbra, de 2 a 4 de setembro de 2020:
GT23 - Descolonizando histórias e memórias: O papel do Cinema na abertura a outros saberes, coordenado por Maria Paula Meneses (CES-UC), Jessica Falconi (CEsA/ISEG) e Isabel Noronha (Universidade Politécnica de Moçambique) convoca para a submissão de propostas que reflictam sobre o papel do cinema nos processos descolonizadores culturais e históricos. 
GT9: Artivismos, manifestações artísticas e poéticas de resistência urbana pós-2008, coordenado por Paula Guerra (Universidade do Porto), Simone Amorim (CEsA / ISEG), Lígia Dabul (Universidade Federal Fluminense) e Pedro Costa (ISCTE Instituto Universitário de Lisboa) convoca para a submissão de propostas que incidam sobre movimentos sócio-culturais e artísticos que se imponham no espaço público como territórios privilegiados de resistência política.
O prazo de envio de propostas aos grupos de trabalho encontra-se a decorrer até 15 de fevereiro de 2020.

► Mais informação e submissões aqui.




11º Congresso Ibérico em Estudos Africanos - Submissões em painéis de Estudos sobre África e Desenvolvimento


O 11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos (CIEA11), que se realiza de 2 a 4 de julho de 2020, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, está a convocar submissões de comunicações para os painéis. Já na sua décima primeira edição, o Congresso Ibérico de Estudos Africanos (CIEA) constituiu-se como um espaço singular de encontro, partilha e questionamento sobre a produção académica ibérica e internacional no domínio dos Estudos Africanos. Com o tema "Trânsitos Africanos no Mundo Global: História e Memórias, Heranças e Inovações", os nossos investigadores Carlos Castel-Branco, Jessica Falconi e Arlindo Fortes aprovaram painéis na área de Estudos sobre África e de Desenvolvimento, com chamada a decorrer até 24 de fevereiro de 2020:
Painel 62 – Economic Growth and Transformation in Mozambique: Transitions, Disruptions, Discontinuities and Challenges, Coord. Carlos Castel-Branco (CEsA/ISEG);
Painel 44 – Agricultura e Transições no Desenvolvimento Rural Africano: Inovação, Sustentabilidade e Recursos Naturais, Coord. Augusto Manuel Correia (Instituto Superior de agronomia, Universidade de Lisboa) e Arlindo Fortes (CEsA);
Painel 48 – Para um Oceano Índico africano: mobilidades, representações e narrativas, Coord. Jessica Falconi (CEsA)e Lorenzo Macagno (Universidade Federal do Paraná). 

► Submissões aqui.


Cursos Livres de Inverno: 4ª Edição

– Inscrições abertas!



Os Cursos Livres de Inverno avançam para uma 4ª Edição, com início previsto para fevereiro de 2020. O programa reúne cinco cursos sobre as seguintes matérias: Geoeconomia da Lusofonia; Democracia e Terrorismo; Geopolítica; Geoestratégia e Populismo; e, Estudos Parlamentares.
Os Cursos Livres de Inverno dirigem-se a todos(as) os destinatários de todos os contextos académicos e/ou profissionais com interesse em adquirir conhecimentos gerais sobre a actualidade, nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Economia.
São promovidos pelo Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG, ISEG – ULisboa) e ministrados pela Docente/Formadora Maria Sousa Galito, Doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Católica Portuguesa (2008).
As inscrições encontram-se a decorrer. 

Mais informação aqui

Inscrições


Workshop "Global Value Chains, Private Sector and Development"

O Workshop “Global Value Chains, Private Sector and Development” propõe-se a explorar as diferentes perspectivas sobre as cadeias de valor e a evolução da relação entre o mundo empresarial e o desenvolvimento global, a saber: aspectos de responsabilidade social corporativa (RSE), inovação, cadeias de valor globais, investimento estrangeiro direto, empreendedorismo social, microfinanças, bem como os mercados BoP (bottom-of-the-pyramid) e o papel das empresas como partes interessadas na redução da pobreza. Este workshop inclui os Spring 2020 Workshops, organizados pelo Business and Development Study Group of the Development Studies Association (DSA) UK, e o Margaret Anstee Center for Global Studies, da Cambridge University. O Workshop ocorre, também, no âmbito dos trabalhos de finalização do Projecto Business4SDGs, acolhido pelo CEsA - Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento, do ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, e liderado pelo nosso investigador Luís Mah.


A entrada é livre.


Formação/Training "hands on" Wikimédia/Wikipédia

No âmbito do Projecto europeu Horizon2020 PLOTINA - Promoting Gender Balance and Inclusion in Research, Innovation and Training (Portugal) terá lugar no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão (como chegar?), da Universidade de Lisboa, no dia 24 de janeiro de 2020, das 11h às 15h, uma sessão de formação hands on da Wikipédia\Wikimédia, A sessão tem uma natureza essencialmente prática para conhecimento das bases de como começar a editar na Wikipédia. Não são necessários requisitos prévios de edição. Após a introdução aos conhecimentos e ferramentas básicas, será possível - ainda durante a formação - experimentar editar pequenos artigos, fazer uploading de fotos, etc. Na componente prática da formação será dado enfoque a novos artigos no âmbito do movimento internacional Women in Red que visa aumentar a participação e a visibilidade das mulheres na Wikimédia/Wikipédia.

A wikipédia/wikimédia tem 1,000 milhões de acessos por mês e cerca de 6 milhões de artigos em inglês  e 1 milhão em língua portuguesa. Quer ampliar este movimento?