Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA)

Novo artigo de Iolanda Évora:
"Mobilidades contemporâneas no contexto pós-colonial: Mbembe, Glissant e Mattelart"

A nossa investigadora Iolanda Évora publica em co-autoria com Daniele Kowalewskia, Flávia Schillingb e Giovanna Modé Magalhães, no dossier "Direitos Humanos sob Tensão", na Revista Lua Nova: Revista de Cultura e Política, o artigo "Mobilidades contemporâneas no contexto pós-colonial: Mbembe, Glissant e Mattelart/Contemporary mobilities in the post-colonial context: Mbembe, Glissant and Mattelart" (Dez. 2019).  O artigo retoma a ideia de sujeito derivada da leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e analisa, a partir das visões de Armand Mattelart, Édouard Glissant e Achille Mbembe, travessias, vulnerabilidades e mobilidades humanas contemporâneas.

► Acessível aqui.

Workshop RELOCAL PLOTINA: A mulher como agente de transformação local

Os projectos PLOTINA – Promoting Gender Balance and Inclusion in Research, Innovation and Training e RELOCAL - Resituating the local in cohesion and territorial development apresentam no dia 22 de janeiro de 2020, das 9h às 12h30, no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (no Terraço/esplanada, Edifício Quelhas), o Workshop “A mulher como agente de transformação local”. O workshop reúne várias convidadas (vd. programa) que se debruçarão sobre os temas: (1) Desafios e obstáculos à participação e representação das mulheres na governação local; (2) Boas práticas, programas e iniciativas para promover a participação e representação das mulheres na liderança e transformação locais.
O acesso ao workshop é livre, mediante inscrição prévia.

Conheça o Programa e inscreva-se aqui.

►Visite a fotogaleria do evento aqui.

Colóquio Internacional Oceano Índico: Circulações e Representações

O projecto NILUS - Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono, promovido pelo CEsA, apresenta o seu colóquio final com o tema "Circulações e Representações no Oceano Índico". O evento é acolhido pela Fundação Calouste Gulbenkian, a 5-6 de dezembro de 2019, e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Serão dois dias de conferências com convidados e convidadas que trabalham o tema do Oceano Índico tanto na cultura como na investigação.
A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia.

► Programa do evento (download)

► Inscrição

Cursos Livres de Inverno: 3ª Edição

– Inscrições abertas!

Em janeiro 2020, abre a terceira edição dos Cursos Livres de Inverno. O programa reúne cinco cursos sobre as seguintes matérias: Geoeconomia da Lusofonia; Democracia e Populismo; Geopolítica; Geoestratégia e Populismo; e, Estudos Parlamentares. Dirigem-se a todos(as) os destinatários de todos os contextos académicos e/ou profissionais com interesse em adquirir conhecimentos gerais sobre a actualidade, nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Economia.
Os Cursos Livres de Inverno são promovidos pelo Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG, ISEG – ULisboa) e serão ministrados pela Docente Maria Sousa Galito, Doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Católica Portuguesa (2008). As inscrições encontram-se a decorrer.

Mais informação aqui

Inscrições

Acaba da sair o 4º número da Mundo Crítico - Revista em Desenvolvimento e Cooperação: «Jornalismo e comunicação na aprendizagem do mundo» (10-2019)

Neste número, procuramos responder a um conjunto de questões sobre o contributo do jornalismo e da comunicação para a "aprendizagem do mundo", como referia o pedagogo brasileiro Paulo Freire. Como são representadas as questões do Desenvolvimento nos média nacionais e internacionais? Que imagem – ou imagens – sobre África são veiculadas nos órgãos de comunicação social? Como evitar a “história única” de determinadas geografias e comunidades? E qual a responsabilidade dos média, incluindo novos média e redes sociais, na ascensão dos populismos na Europa e nos EUA e na propagação dos discursos de ódio? Como promover a relevância dos temas da cooperação para o desenvolvimento, nos media tradicionais, como construções positivas de um futuro comum?.
A revista encontra-se acessível gratuitamente.

► Descarregue a versão digital aqui [PDF]
► Descarregue os números anteriores aqui

11-13 DEZ na Culturgest | Conferência internacional “Memórias orais de africanos e afrodescendentes” (Culturgest & FLUL) – Keynote speakers confirmados

No âmbito dos projetos Discursos Memorialistas e a Construção da História, sediado no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa /CEC/FLUL), e AFRO-PORT: Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa (FCT, PTDC/SOC-ANT/30651/2017), sediado no CEsA/ISEG, vai organizar-se uma conferência internacional (11-13 de dezembro de 2019) que visa refletir sobre as memórias e perceções de sujeitos que viveram por um lado o processo das lutas pela independência e, por outro, pela guerra colonial.
A Conferência pretende salientar a importância das memórias daqueles que, como protagonistas ou não, vivenciaram o período colonial na metrópole. Pretende-se, com esta proposta, desafiar a normalidade das narrativas centradas nas memórias de europeus sobre África e suas experiências no continente. Neste contexto, é fundamental ter em conta as a memória das vivências de afrodescendentes, isto é, da diáspora africana nas Américas, na Europa e em outros espaços em que a presença de África é parte do processo de constituição das sociedades contemporâneas.
Os oradores confirmados são:
Hamady Bocoum (Director of the Musée des Civilizations Noires, Dakar)
Isabel Castro Henriques (FLUL/CEsA-ISEG)
Ananya Kabir (Department of English, King’s College London)
Vinicius Mariano de Carvalho (Brazil Institute, King’s College London)