Workshop Doutoral em Estudos de Desenvolvimento do ISEG/ULisboa

(Clicar na imagem para aumentar)
Nos dias 15-16 de julho próximos, realiza-se no ISEG o Workshop Doutoral em Estudos de Desenvolvimento. Ao longo de dois dias os estudantes do Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento do ISEG, da Universidade de Lisboa (e ICS, IGOT e ISA) irão submeter à discussão os seus temas de tese. A entrada é livre.


Participação de investigadores CEsA/CSG no Ciência 2019 - Encontro com a Ciência a Tecnologia


Na semana de 08 a 10 de Julho, decorre o Ciência 2019 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal no Centro de Congressos de Lisboa.
O Encontro Ciência 2019 destina-se a promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica para além do universo da investigação. Por isso, este encontro tem como principal objetivo estimular não só a participação como a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral. É promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, tendo o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os investigadores CEsA/CSG participarão na seguinte sessão temática:  
15h30 Sala H | Trabalho Digno e Crescimento Económico - ODS.8
Trabalho Digno e Crescimento Económico (II)
Business4SDGs: O Sector Privado e a Inovação para o Desenvolvimento Sustentável: Luís Pais Bernardo (CEsA/CSG - ISEG/ULisboa), João Silva (CEsA/CSG - ISEG/ULisboa) e Luís Mah (CEsA/CSG - ISEG/ULisboa)


► Mais informação e inscrições aqui


Painel sobre Afrodescendência em Portugal na 7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans

Hoje e amanhã (4 e 5 de julho 2019), o "Projeto AFRO-PORT. Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa" [FCT/PTDC/SOC-ANT/30651/2017], coordenado por Iolanda Évora (CEsA/ISEG-ULisboa) e Inocência Mata (FLUL-ULisboa), com acolhimento institucional pelo CEsA/CSG/ISEG, apresenta o Painel "People of African Descent: sociabilities, representations, and sociopolitical and cultural dynamics" (5.10) na 7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans: “In/Visibilidades Negras Contestadas”.
A 7ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans: “In/Visibilidades Negras Contestadas”, que se encontra a decorrer em Lisboa (ISCTE - IUL), de 4 a 6 de julho, é uma importante plataforma para a produção de conhecimento nas áreas de pesquisa transdisciplinar sobre racismo, culturas negras e identidades na Europa. A conferência aborda não só as relações de dominação e modos de exclusão racial, mas relaciona-se principalmente com as contestações e resistências contínuas que têm sustentado estas in/visibilidades. O Painel "People of African Descent: sociabilities, representations, and sociopolitical and cultural dynamics" em particular debruça-se sobre as dinâmicas da população afrodescendente em Portugal (e não só), modos de vida, sociabilidades, práticas discursivas, activismos, territorialidades e centralidades urbanas. Inclui quatro sessões, que irão decorrer durante a tarde de hoje (4 de julho) e ao longo do dia de amanhã (5 de julho).

► Confira o programa completo aqui


3rd Meetings of the Society of the Household - Fotogaleria

O ISEG acolheu, a 27-28 de maio, a 3rd Meetings of the Society of the Household, com organização pelas professoras Elsa Fontainha (CEsA/ISEG, Ulisboa) e Shoshana Grossbard (Presidente da SEHO e editor-chefe da Review of Economics of the Household - San Diego State University, EUA). "Household economics", ou a "economia doméstica", é definida como a análise económica das decisões domésticas, relativas ao consumo, ao trabalho, à família ou à saúde, entre outros, decisões essas em que a mulher tende a desempenhar um papel preponderante. The Society of Economics of the Household (SEHO) foi fundada em 2017 por Shoshana Grossbard, quem preside à associação e edita a Review of Economics of the Household (REHO). A primeira edição do Encontro teve lugar em San Diego, California, EUA, em 2017, e a 2ª na Paris School of Economics, em Paris, França. O 4º Encontro será em Veneza, Itália.

► Visite a fotogaleria aqui


O nosso investigador Daniel Bach premiado com o ABS Book Award 2019

O nosso investigador colaborador, Daniel Bach, professor e director de investigação do CNRS - National Centre for Scientific Research do Centre Emile Durkheim, Université Po Bordeaux, foi premiado com o ABS Past Presidents’ Book Award 2019 pelo seu livro Regionalism in Africa: Genealogies, institutions and trans-state networks (1st Edition), editado pela Routledge. Este prémio é atribuído a monografias (de autoria única ou múltipla) da área de ciências sociais e naturais e humanidades, que envolva a uma pesquisa original sobre fronteiras e regiões fronteiriças pela Association for Borderlands Studies, e seja revisto pelo "Journal of Borderlands".

► Mais informação aqui


Bolsa de Criação Jornalística sobre Desenvolvimento: Reportagem em África

Encontra-se a decorrer período de candidatura à Bolsa de Criação Jornalística sobre Desenvolvimento: Reportagem em África, que vai já na sua 4ª Edição. Esta Bolsa apoia exercícios de criação jornalística promotores do Desenvolvimento em países africanos. São elegíveis propostas de trabalho de reportagem escrita, fotográfica e audiovisual. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, através do programa Parcerias para o Desenvolvimento. O prazo para apresentação das candidaturas termina a 30 de Junho de 2019 e os resultados serão conhecidos até 31 de Julho. As reportagens devem realizar-se até 31 de Outubro de 2019.

regulamento



6 JUN 2019 | Seminário em Estudos de Desenvolvimento | "Projecto de Apoio à Intensificação Alimentar (PAIPA) na Guiné-Bissau (2008-2013): Uma Avaliação", com Sónia Frias (CEsA/ISCSP)


Estamos a chegar ao fim da nossa 28ª Edição do Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento. Próximo dia 6 de junho de 2019, apresentamos o último seminário, dedicado à apresentação do "Projecto de Apoio à Intensificação Alimentar (PAIPA) na Guiné-Bissau (2008-2013): Uma Avaliação", com a oradora convidada Sónia Frias, nossa investigadora e Professora no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP).
O Seminário realiza-se no ISEG, das 18h às 20h (Anfiteatro 1, Piso 4, Edifício Quelhas).
A entrada é livre, mediante registo prévio.

► Faça o seu registo aqui!


30-31 MAI e 1 JUN 2019 | Spring Module "Lectures in Socioeconomic Transformation" | Howard Stein (DAAS, University of Michigan)


O Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento e CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG) oferecem a Spring Module "Lectures in Socioeconomic Transformation", com o Keynote speaker convidado Howard Stein, Professor do Departamento de Estudos Afro-americanos e Africanos (DAAS) da Universidade de Michigan (EUA) e membro do Conselho Consultor Externo do CSG. Este seminário conta com o apoio da FLAD - Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento. A Spring Module terá lugar no ISEG, nos dias 30-31 de maio e 1 de junho. A frequência é livre.


► Faça o seu registo aqui!


3 JUN 2019, 11h00 | Projecto NILUS | Seminário "Cinema e Teorias sobre o Índico"

O Projecto NILUS - Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono (FCT PTDC/CPCELT/4868/2014), sob coordenação da Professora Ana Mafalda Leite (FLUL/CEsA, ULisboa), convida para o Seminário "Cinema e Teorias sobre o Índico", com lugar no ISEG, dia 3 de junho de 2019. A entrada é livre, mediante registo prévio. Clique na imagem para visualizar o Programa.

►Registo aqui










28ª Edição do Programa de Seminários em Estudos de Desenvolvimento 2019 - Registe-se aqui


Desde 28 de fevereiro e até junho, tem lugar no ISEG a Edição 28ª do Ciclo de Seminários em Estudos de Desenvolvimento que, desta vez, inclui seminários organizados pelo ICS, IGOT e ISA. Este ciclo de seminários é proposto no âmbito dos Programas de Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento do ISEG/Universidade de Lisboa. Consulte aqui toda a informação.
Descarregue o Programa aqui