3 JUN 2019, 10h30 | Projecto AFROPORT | Palestra "A Escrita Negra em Portugal: Presença Silenciosa?, com a Prof. Rosangela Sarteschi (USP)

O Projecto “Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa” (AFROPORT, Refª FCT PTDC/SOC-ANT/30651/2017) convida para a Palestra "A Escrita Negra em Portugal: Presença Silenciosa?", com a Professora Rosangela Sarteschi, da Universidade de São Paulo, e moderação da Professora Inocência Mata (co-coordenadora do projecto), do Centro de Estudos Comparatistas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O evento terá lugar no dia 3 de junho de 2019, no ISEG (Edifício Miguel Lupi, nº20), pelas 10h30. A sala será anunciada no dia.


29-31 MAI 2019 | Colóquio NÓS - Capacitação, Diversidade e Inclusão Social


O ISEG acolhe, nos dias 29, 30 e 31 de maio, o Colóquio NÓS - Capacitação, Diversidade e Inclusão Social. Segundo as organizadoras, este Colóquio propõe-se a reflectir sobre várias problemáticas sociais, culturais, económicas e políticas, como a exclusão em geral, a violência de género, a violência doméstica, a discriminação étnico-racial, a discriminação com base no género ou na orientação sexual e a desigualdade entre classes. Entre os convidados, estão o Professor do ISEG Francisco Louçã e a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem. A entrada é livre!

► Consulte o Programa integral aqui.


6 MAI 2019 | Workshop DSLAB "Como integrar Direitos Humanos em projectos de Cooperação?", com Hemma Tengler

A 6 de maio, das 9h às 17h, O CEsA – Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina/ISEG organiza o Laboratório em Estudos de Desenvolvimento (DS Lab) “Como integrar Direitos Humanos em projectos de Cooperação?”, ministrado por Hemma Tengler.
Hemma Tengler é doutorada em Geografia pela Universidade de Innsbruck, na Áustria e mestre em Administração de Negócios pela Universidade do País de Gales, na Grã-Bretanha. É professora associada pela Universidade Católica de Moçambique na Cidade da Beira. É especialista em Desenvolvimento Rural e planificação participativa. Tem vinte cinco anos de experiência na gestão de projectos de desenvolvimento da Cooperação Internacional na África Austral, em particular em Moçambique, com destaque em projectos de descentralização e boa governação.
A frequência neste workshop está sujeita a registo prévio. A participação está limitada a 20 vagas.

inscreva-se aqui!


2-3 MAI, 18h |"EU Development Policy and the Future of the Cotonou Agreement" & "Eu Trade Policy Towards Developing Countries and Brexit", com Walter Kennes

Nos dias 2 e 3 de maio, o ISEG recebe o convidado Walter Kennes para dois seminários intitulados "EU Development Policy and the Future of the Cotonou Agreement" e "Eu Trade Policy Towards Developing Countries and Brexit".
Walter Kennes é consultor do Centro Europeu de Gestão de Políticas de Desenvolvimento (ECDPM).
Este seminário será proferido em inglês.
A entrada é livre, mediante registo prévio.

inscreva-se aqui!


NOVO WORKING-PAPER CEsA/CSG 2019 | Ensaio sobre Política Externa Portuguesa, da autoria de Maria Sousa Galito

O WP 176, de autoria de Maria Sousa Galito, configura um ensaio sobre a política externa portuguesa. Conclui que a política externa portuguesa é consolidada e não tem sofrido grandes alterações nas últimas quatro décadas. Isso significa que a sua matriz, variáveis e vectores estratégicos não sofreram alterações nos últimos anos? Será que o paradigma geopolítico mudou? Este texto confronta a possibilidade de alteração de rumo, com a da reformulação criativa da visão original.

► descarregar

URPE: Union for Radical Political Economy at ASSA 2020 - Call for papers
O período de submissão decorre até 1 de maio de 2019.


Immigrants & Minorities, "Race, Immigration and the British Press since 1945" | Número especial - Call for papers
O período de submissão decorre até 30 de abril de 2019.
Bolsas de Estudo para Pessoas Refugiadas
Prazo até 26 de abril de 2019.


UNESCO Japão | Prémio : Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Prazo até 30 de abril de 2019.