Cursos Livres: Online (9ª Edição)

– Inscrições abertas!

Os Cursos Livres regressam para a 9ª Edição. As inscrições encontram-se a decorrer para os cursos a iniciar em julho.
Os Cursos Livres pretendem colmatar a procura crescente de formação avançada e especializada por parte de estudantes nacionais e internacionais; mas também por profissionais do ensino ou da investigação, política, administração pública, organizações da sociedade civil, defesa, serviços sociais, comunicação social, empresas e negócios internacionais, que queiram aprofundar as suas qualificações ou atualizá-las. Desdobram-se em cinco matérias, que podem ser frequentadas individualmente ou em bloco:

Curso 1: Geoeconomia da Lusofonia (13, 20, 27 julho; 3 de agosto de 2020)Curso 2: Estudos Parlamentares (14, 21, 28 julho; 4 de agosto de 2020)Curso 3: Geopolítica (15, 22 e 29 de julho; 5 agosto de 2020) Curso 4: Geoestratégia e Terrorismo (16, 23 e 30 julho; 6 agosto de 2020)Curso 5: Democracia e Populismo (17, 24 e 31 julho; 7 agosto de 2020).

São promovidos pelo Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG, ISEG – ULisboa) e ministrados pela Docente Maria Sousa Galito, Doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Católica Portuguesa (2008).

► Conheça as condições gerais aqui.

NOVO WORKING-PAPER CEsA/CSG 2020 | The Monetary Transitions in Cabo Verde: From the Escudo Zone to the Exchange Agreement with Portugal, da autoria de João Estêvão

O WP 179, de autoria de João Estêvão, nosso investigador e professor de economia e política do desenvolvimento no ISEG, debruça-se sobre as duas transições monetárias ocorridas em Cabo Verde depois da independência. A primeira transição aconteceu imediatamente após a independência, dando lugar a um sistema autónomo, de soberania monetária, e com o abandono da paridade cambial com o escudo português que existia no período colonial. A segunda ocorreu a partir de 1993 e inclui, desde 1998, um acordo de cooperação cambial com Portugal, que restabeleceu a ligação paritária entre o escudo cabo-verdiano e o escudo português. Este artigo analisa não apenas as condições de estabilidade monetária e cambial nas duas transições, mas também a natureza das mudanças ocorridas com a segunda transição. Essas mudanças refletiram-se numa tendência de transformação estrutural e consolidação da economia de mercado em Cabo Verde, abrindo caminho para o bom desempenho económico das últimas décadas.

► Descarregar

Revista Mundo Crítico - Prolongamento da chamada de contribuições

As "Desigualdades" serão o tema central do próximo número da Mundo Crítico - Revista de Desenvolvimento e Cooperação. O período de submissão de contribuições, em diversas categorias, foi prolongado até dia 31 de maio 2020. A Mundo Crítico é uma iniciativa da ACEP - Associação Cooperação entre os Povos e do CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do CSG/ISEG.

► Regulamento aqui

8ª Edição Cursos Livres: online (junho 2020)

– Inscrições abertas!

Neste novo formato online, os Cursos Livres vão para a sua 8ª edição, em duas modalidades: (1) Curso Extensivo - 4 semanas, 1 aula de 2h/semana;18-20h; ou (2) Curso Intensivo - 1 curso por semana, horário a definir, e em dois idiomas: português e inglês. As opções pretendem responder aos interessados em realizar o curso, em horários mais adequados às suas necessidades.
Os Cursos Livres desdobram-se em cinco cursos, que incidem sobre matérias como Geoeconomia da Lusofonia, Estudos Parlamentares, Democracia e Populismo, Geoestratégia e Terrorismo, nas seguintes áreas científicas: Ciência Política, Relações Internacionais, Economia. Os Cursos Livres são ministrados pela professora Maria Sousa Galito, com formação especializada em Economia, Relações Internacionais e Ciência Política.
As inscrições encontram-se a decorrer.

Inscreva-se aqui

► Consulte Programa e Condições gerais aqui

► Download the Program here [EN]

Ciclo de Conversas Virtuais: Limites e possibilidades do sistema financeiro internacional no combate à Covid-19

A Oficina Global, uma iniciativa do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG, ISEG) e do Mestrado de Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI, ISEG), está a promover um ciclo de webinars sobre o Impacto da Covid-19 no Futuro da Governação Global.
O quinto e último webinar será dedicado ao tema Limites e Possibilidades do Sistema Financeiro Internacional no Combate à Covid-19, com os convidados Paulo Nogueira Batista Jr., Economista, ex-vice Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICs (2016-2017) e Director Executivo no FMI pelo Brasil (2007-2015), e Eugénia Pires, Investigadora no Laboratório colaborativo para o Trabalho, Emprego e Protecção Social (CoLABOR). Moderação a cargo de João Silva, Investigador do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG-ISEG).
Conecte-se connosco dia 21 de maio às 18h30 (Portugal) e 14h30 (Brasília)!
A participação requer inscrição prévia.

► Inscreva-se aqui

► Consulte o programa global aqui

► Veja ou reveja os vídeos dos webinars aqui