Seminário de apresentação dos resultados do Projecto Business4DEV: "O Futuro da Cooperação Global? Sector Privado e Inovação na Agenda 2030"

A Agenda 2030 transformou o paradigma do desenvolvimento internacional. A inovação e o sector privado são as novas chaves para compreender como, até 2030, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) poderão ser atingidos. Neste Seminário, com lugar no dia 12 de setembro 2019, da parte da manhã, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), serão apresentados os resultados do Projecto Business4SDGs, financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e pela FCG. Com a participação de um conjunto de profissionais com experiência nacional e internacional, será feito um balanço do que já foi feito, complementado com um debate sobre o que ainda há para fazer e pistas sobre o que poderá ser feito. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

► Inscrição aqui


EADI ISS Conference 2020: Solidarity, Peace, and Social Justice. Chamada de painéis a decorrer até 6 de setembro 2019

A rede EADI, da qual o CEsA é membro, e o International Institute of Social Studies (ISS) convidam para submissão de propostas para a sua Conferência geral trianual, que será subordinada ao tema "Solidariedade, Paz e Justiça Social". A conferência está programada para acontecer de 29 de junho a 2 de julho de 2020, na Holanda, na cidade de Hague. A fase de recepção de propostas para painéis encontra-se a decorrer até 6 de setembro de 2019. A European Association of Development Research and Training Institutes (EADI) reúne um total de 127 membros de países europeus. É uma das mais importantes redes de investigação e formação para o Desenvolvimento.

Ler +


Relatório sobre Racismo, Xenofobia e Discriminação Étnico-Racial aponta como uma das prioridades a integração universitária de jovens afrodescendentes

O Relatório sobre Racismo, Xenofobia e Discriminação Étnico-Racial em Portugal, produzido pela deputada do PS Catarina Marcelino em colaboração com todos os partidos, é um documento de 30 páginas que identifica as áreas em que é necessário intervir: justiça e segurança, educação, saúde, habitação ou trabalho. Numa das suas recomendações, lê-se: “Desenvolver um estudo sobre a integração de jovens afrodescendentes e ciganos no Ensino Universitário, com vista a avaliar possibilidades de integração de medidas de acção positiva.” (artigo no Público, de Joana Gorjão Henriques)

Ler +



Novo livro: CineGrafias Moçambicanas: Memórias & Crônicas & Ensaios (2019), de Ana Mafalda Leite

Em resultado da parceria entre Ana Mafalda Leite, nossa investigadora e professora na FLUL, Carmén Tindó Secco, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e do realizador e escritor moçambicano Luís Carlos Patraquim, nasce CineGrafias Moçambicanas: Memórias & Crônicas & Ensaios (2019). Tendo em conta a escassez de informação sobre o cinema moçambicano, esta publicação pretende colmatar essa lacuna; compila entrevistas (ensaios e crónicas) de cineastas moçambicanos e analisa obras consagradas de Ruy Guerra, Camilo de Sousa, Licínio Azevedo, Isabel Noronha, Sol de Carvalho, João Ribeiro e Yara Costa. A publicação integra também a investigação produzida no âmbito dos projectos NEVIS - Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-Colonial e NILUS - Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono, ambos acolhidos pelo CEsA.

► Mais informação aqui



Disponível o Dossiê "Mulheres na imprensa periódica colonial: discursos e representações", coordenado pela nossa investigadora Jessica Falconi (CEsA/CSG) com Doris Wieser (CEC-FLUL)

Encontra-se disponível em acesso gratuito o Dossiê "Mulheres na imprensa periódica colonial: discursos e representações", coordenado por Jessica Falconi (CEsA/CSG-ISEG) e Doris Wieser (CEC-FLUL), do nº 39 da Revista ex aequo - Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Este Dossiê inclui artigos sobre escrita e representação das mulheres na imprensa periódica colonial em Portugal e nas antigas colónias de Cabo Verde, Angola, Moçambique e Goa. A ex aequo é uma publicação internacional de periodicidade semestral, fundada pela Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres – APEM, em 1999, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento, visibilização e legitimação do conhecimento produzido no âmbito dos Estudos sobre as Mulheres/ Estudos feministas/ Estudos de Género. A ex aequo está indexada à SCOPUS, SCIELO, Crossref, entre outras plataformas bibliográficas.

► Ler aqui


Novo artigo de Enrique Martínez Galan sobre a Belt&Road Initiative e o caso de Timor-Leste no E-book The Challenges, Development and Promise of Timor-Leste (2019) - Disponível em acesso aberto

O nosso investigador Enrique Martínez Galán publica o artigo "The challenges and the opportunities of the Belt and Road Initiative for participating countries: the case of Timor-Leste" (capítulo II, pp. 105-135) no título The Challenges, Development and Promise of Timor-Leste (Eds. Peng I.K.; Leandro, F.J.B.S. & Afonso-Henriques), uma edição do Institute for Research on Portuguese-speaking Countries, da Universidade Cidade de Macau, China. O artigo debruça-se sobre a rota económica e comercial entre Timor-Leste e a China, encontrando-se disponível em acesso aberto.


► Ler aqui


Novo capítulo de livro: "A liderança chinesa da nova ordem económica asiática impacto na governação financeira global" (2019), de Luís Mah

O nosso investigador e professor do ISEG Luís Mah publica capítulo sobre "A liderança chinesa da nova ordem económica asiática impacto na governação financeira global" (pp. 141-160), na colectânea O Multilateralismo: Conceitos e Práticas no Século XXI (2019), com organização de Sandra Fernandes (Universidade do Minho) e Licínia Simão (CES/UC). Esta publicação apresenta uma leitura dialógica do multilateralismo assente no nexo reflexão-ação e apresenta um conjunto de contribuições ilustrativas dos principais actores e temáticas das práticas multilaterais, contemplando ainda as relações da União Europeia com a Rússia e o continente africano, a política externa norte-americana, do Brasil, de Portugal e a nova ordem económica asiática, liderada pela China.

► Mais informação aqui