Cursos Livres de Inverno: 4ª Edição

– Inscrições abertas!

Os Cursos Livres de Inverno avançam para uma 4ª Edição, com início previsto para fevereiro de 2020. O programa reúne cinco cursos sobre as seguintes matérias: Geoeconomia da Lusofonia; Democracia e Terrorismo; Geopolítica; Geoestratégia e Populismo; e, Estudos Parlamentares.
Os Cursos Livres de Inverno dirigem-se a todos(as) os destinatários de todos os contextos académicos e/ou profissionais com interesse em adquirir conhecimentos gerais sobre a actualidade, nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Economia.
São promovidos pelo Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG, ISEG – ULisboa) e ministrados pela Docente/Formadora Maria Sousa Galito, Doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Católica Portuguesa (2008).
As inscrições encontram-se a decorrer.

Mais informação aqui

Workshop "Global Value Chains, Private Sector and Development"

O Workshop “Global Value Chains, Private Sector and Development” propõe-se a explorar as diferentes perspectivas sobre as cadeias de valor e a evolução da relação entre o mundo empresarial e o desenvolvimento global, a saber: aspectos de responsabilidade social corporativa (RSE), inovação, cadeias de valor globais, investimento estrangeiro direto, empreendedorismo social, microfinanças, bem como os mercados BoP (bottom-of-the-pyramid) e o papel das empresas como partes interessadas na redução da pobreza. Este workshop inclui os Spring 2020 Workshops, organizados pelo Business and Development Study Group of the Development Studies Association (DSA) UK, e o Margaret Anstee Center for Global Studies, da Cambridge University. O Workshop ocorre, também, no âmbito dos trabalhos de finalização do Projecto Business4SDGs, acolhido pelo CEsA - Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento, do ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, e liderado pelo nosso investigador Luís Mah.

A entrada é livre.

Formação/Training "hands on" Wikimédia/Wikipédia

No âmbito do Projecto europeu Horizon2020 PLOTINA - Promoting Gender Balance and Inclusion in Research, Innovation and Training (Portugal) terá lugar no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão (como chegar?), da Universidade de Lisboa, no dia 24 de janeiro de 2020, das 11h às 15h, uma sessão de formação hands on da Wikipédia\Wikimédia, A sessão tem uma natureza essencialmente prática para conhecimento das bases de como começar a editar na Wikipédia. Não são necessários requisitos prévios de edição. Após a introdução aos conhecimentos e ferramentas básicas, será possível - ainda durante a formação - experimentar editar pequenos artigos, fazer uploading de fotos, etc. Na componente prática da formação será dado enfoque a novos artigos no âmbito do movimento internacional Women in Red que visa aumentar a participação e a visibilidade das mulheres na Wikimédia/Wikipédia.

A wikipédia/wikimédia tem 1,000 milhões de acessos por mês e cerca de 6 milhões de artigos em inglês  e 1 milhão em língua portuguesa. Quer ampliar este movimento?