Apresentação

O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CESA) está associado ao Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, estando integrado no consórcio Investigação em Ciências Sociais e Gestão do mesmo Instituto e na rede de instituições I&D da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Está vocacionado para a investigação económica, política, social e cultural na área de Estudos de Desenvolvimento, com ênfase em países de África, Ásia-Pacífico e América-Latina. Fomenta abordagens pluridisciplinares do fenómeno do Desenvolvimento na intersecção entre as várias vertentes teóricas e aplicadas da investigação, bem como está ligado a programas cooperação nacional e internacional, e aos programas de Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (PDED) do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa.

O CESA tem um papel importante em actividades de ensino no ISEG, no Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e o Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (PDED). Esta relação é mantida de várias formas: através de dois representantes do CESA na Comissão Científica e Pedagógica do MDCI; um representante do CEsA na Comissão Científica e Pedagógica do PDED; no apoio e leccionação de várias das suas unidades curriculares; colaboração na organização e realização do seminário de investigação do Mestrado e do Doutoramento; e na supervisão de dissertações finais dos alunos, cujo desenvolvimento o Centro procura enquadrar nas suas linhas de investigação.

As actividades desenvolvidas pelo Centro, no campo da investigação e supervisão de dissertações e de teses, incidem, em particular, sobre os seguintes temas: crescimento económico e desenvolvimento, globalização e regionalização, instituições e mudança institucional, governação e políticas públicas, sistemas financeiros e financiamento do desenvolvimento, cooperação para o desenvolvimento, história económica e social da colonização, migrações e diásporas, nação e identidades lusófonas, urbanização e desenvolvimento.

O Centro dá uma atenção especial à organização e ampliação dos recursos bibliográficos de apoio à investigação, aquisição de bases de dados e permuta de publicações com outros centros de investigação. Em relação a este aspecto, destaca-se o projecto “Memórias de África e do Oriente” (http://memoria-africa.ua.pt), desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro. Este projecto tem disponibiliza uma Biblioteca Virtual, com base no levantamento e registo exaustivo de documentos existentes em variadíssimos acervos públicos e privados de comunidades e países lusófonos.

O CESA tem aprovado importantes projectos. Integrou em 2012 nas suas actividades e instalações, cedidas pelo ISEG, o programa 2012-2014 do Comité Português do Projecto UNESCO, criando na sua Linha de Investigação Estudos Africanos o Projecto “A Rota do Escravo”, com o objectivo de apoiar e desenvolver as vertentes de investigação deste programa. Dois projectos de natureza e conteúdos diferentes que visam um objectivo comum, o estudo da problemática da escravatura africana em Portugal, centrada nos percursos históricos que foram fixando as mudanças verificadas na(s) identidade(s) nacional(is), e na identificação e salvaguarda de um património histórico e cultural, marcado pela presença secular dos africanos no país. Mais recentemente, aprovou projectos no âmbito dos “Objectivos do Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030”, em que se destacam “Business4SDGs – O Sector Privado e a Inovação para o Desenvolvimento Sustentável” e “Aid2Growth – Da Redução da Pobreza ao Crescimento Económico: Ajuda, Interesses Empresariais e a Agenda 2030-Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”. Na década de celebração da Afrodescendência (2015-2024), o CESA aprovou o projecto AFRO-PORT, que investiga a “Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa”; E, com inscrição na área dos Estudos do índico, aprovou o projecto “NILUS – Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono”, entre outros que se debruçam sobre o tema dos direitos humanos, em que se destaca o projecto “A Cooperação na Promoção dos Direitos Humanos: O Caso da Justiça na Guiné-Bissau”.

O projecto de internacionalização é uma das prioridades do Centro, sendo membro de redes importantes na área de Estudos de Desenvolvimento, como a EADI – European Association of Development Research and Training Institutes. Organiza anualmente programas de seminários e conferências de dimensão internacional que proporciona aos estudantes de MDCI e PDED o contacto permanente com a investigação de ponta produzida na área.

Com o objectivo de promover a divulgação da sua produção científica, o CESA criou um conjunto diversificado de publicações, de acordo com a natureza dos trabalhos realizados: “Tempos e Espaços Africanos”, colecção de livros publicada pelas Edições Colibri; Estudos de Desenvolvimento; Working Papers; Brief Papers; Textos de Apoio (para o Mestrado DCI); E-books e, mais recentemente, em parceria com a ACEP – Associação para a Cooperação entre os Povos, criou a Mundo Crítico –  Revista sobre Desenvolvimento e Cooperação, uma publicação que reflecte sobre temas actuais relacionados com a Cooperação Internacional e o Desenvolvimento.

 

Estatutos CESA_2019


ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt